A Portos do Paraná inicia sua temporada anual de campanhas internas de saúde e segurança no trabalho. Na próxima semana, o tema será a importância da saúde mental, lembrada por meio do Janeiro Branco, mês alusivo à conscientização para a prevenção de doenças decorrentes do estresse como ansiedade, depressão e pânico. Ao longo de todo o ano de 2024, serão realizadas palestras e encontros que abordarão conteúdos voltados para a manutenção de um ambiente interno saudável para todos.
“Trabalhamos com uma sequência de agendas e de eventos para repassar informações preventivas, tanto de saúde quanto para a prevenção de acidentes. Temos campanhas específicas para o público interno, funcionários e prestadores de serviços, e também campanhas que chegam a todos os usuários dos Portos.”, explicou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
Estão previstas para 2024 campanhas em todos os meses. Como Janeiro Branco (que terá as presenças dos psicólogos Jéssica de Almeida, Kamila Fanini e Odair Meira que tratarão de saúde mental), Abril Verde, Maio Amarelo e os já tradicionais Outubro Rosa e Novembro Azul, entre diversas ações nos outros meses.
“Temos campanhas mais voltadas para a saúde, que trazem informações com profissionais ou ações específicas para alertar sobre a importância dos cuidados com a saúde no trabalho portuário, e também algumas campanhas voltadas para temas de segurança dos trabalhadores, levando em consideração os principais riscos da operação aqui no Porto e reforçando a importância do comportamento seguro nas atividades diárias”, destacou o Gerente de Saúde e Segurança do Trabalho, José Sbravatti.
De acordo com o Coordenador de Assistência Médica e Social, Miguel Nasser Bisneto, a interação com os empregados da Portos do Paraná e com os demais trabalhadores da zona portuária visa transferir conhecimento e reforçar a cultura de saúde e segurança.
“Mais um ano que a Portos do Paraná proporcionará um calendário totalmente voltado a saúde e segurança dos funcionários. Serão ofertadas palestras, diálogos nos setores, ações interativas internas e externas, sempre buscando entregar o máximo de informações aos colaboradores. Contamos com a presença e participação de todos nesse ano de 2024”, apontou.
Para Sbravatti, um dos pontos altos será o Abril Verde, em parceria com o OGMO, quando o mês todo é dedicado aos temas saúde e segurança. “É uma programação diferente, específica, com premiação aos trabalhadores pelas práticas seguras. É uma agenda permanente em nosso calendário, já vai para o terceiro ano consecutivo, sempre trabalhando temas que visam consolidar a cultura de segurança dos trabalhadores que atuam na faixa portuária”, finalizou o gerente.
Calendário 2024:
Janeiro
Janeiro Branco (Palestra sobre Saúde Mental com os psicólogos Jéssica de Almeida, Kamila Fanini e Odair Meira)
Fevereiro
Prevenção ao Câncer de Pele (Exposição Solar)
Março
Equipamentos de Proteção Individual – circulação na faixa portuária
Abril
Abril Verde (Campanha nacional sobre a prevenção de acidentes)
Maio
Maio Amarelo (Campanha nacional de segurança no trânsito)
Junho
Prevenção tabagismo x locais permitidos fumar
Prevenção álcool e drogas x teste etilômetro
Junho Vermelho (Campanha de doação de sangue)
Julho
Proteção auditiva e Proteção Respiratória
Agosto
Riscos de Alto Potencial – RAPs (Bloqueio de energias perigosas)
Setembro
Riscos de Alto Potencial – RAPs (Içamento de carga geral, posicionamento seguro em porões de navios)
Setembro Amarelo (Prevenção ao suicídio)
Outubro
Outubro Rosa (Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Mama)
Riscos de Alto Potencial – RAPs (Trabalho em Altura)
Novembro
Novembro Azul (Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Próstata)
Dezembro
Qualidade de Vida (Alimentação saudável, saúde do coração e prevenção à diabetes)
Semana Interna de Prevenção a Acidentes no Trabalho Portuário.
Fonte: Portos do Paraná