A Portos do Paraná iniciou, na terça-feira, 21, a I Semana de Ética e Integridade. São três dias de palestras com convidados a fim de debater os valores que norteiam as atividades da empresa pública. Entre os temas tratados nesta semana estão enfrentamento ao assédio no ambiente portuário e violência contra a mulher, transparência, canais de denúncia e ouvidoria.
O secretário-geral da Portos do Paraná, Felipe Gama, abriu o evento e afirmou que esta deve ser a primeira edição de muitas que a empresa pública realizará para debater ética e integridade.
“São temas importantes e proeminentes para qualquer gestão contemporânea e de ponta tal qual se constitui a Portos do Paraná. É uma honra para a gente receber a equipe e os responsáveis pela Controladoria Geral do Estado, porque tudo isso decorre de um trabalho conjunto onde as orientações, os manuais e as premissas dispostas pela controladoria tem um papel muito grande, servem como diretrizes e norte para os desenvolvimentos posteriores que fizemos aqui ao longo desta gestão”, disse Felipe.
- Plano de Descarbonização da Portos do Paraná começa com apresentação da Valenciaport
- Diretor-presidente da Portos do Paraná fala da expectativa para a 2.ª Corrida do Porto
O superintendente de Governança da Portos do Paraná, Carlos Eidam de Assis, disse que o assunto é um carro-chefe da Portos do Paraná desde que o Comitê de Ética e Integridade foi criado.
“O reflexo disso na comunidade portuária é ter exatamente uma visão de que o porto trata com muita seriedade esses temas. Nós desenvolvemos as atividades para que todas sejam íntegras, corretas, com compliance, dentro das regulamentações. Temos em torno de 17 órgãos fiscalizadores, trabalhamos com todo esse arcabouço para que possamos estabelecer as melhores práticas e agir de maneira íntegra, que é o que a Semana vem trazer como alusão nesses dias”, afirmou Carlos.
Comitê de Ética e Integridade da Portos do Paraná
O Comitê de Ética e Integridade da Portos do Paraná surgiu em 2023, como explicou a coordenadora do Comitê, Cinthia M. L. da Rocha Breidenbach.
“Foi criado para atuar em suas vertentes principais, nas ações de conscientização ética e, eventualmente, quando surgir alguma denúncia da ouvidoria fazermos um acompanhamento e maior instrução. Esse tipo de evento é de vital importância, porque acreditamos que o conhecimento é que gera a mudança organizacional que é a proposta. É um canal em que estamos abertos a acolher os trabalhadores, para tirar dúvidas e fazer esclarecimentos”, declarou Cinthia.
Controladoria Geral do Estado do Paraná
O ouvidor-geral da Controladoria Geral do Estado do Paraná, Yohhan Garcia, afirmou ser importante explanar aos colaboradores sobre o funcionamento da ouvidoria.
“A transparência, o compliance, o controle interno e também os outros assuntos como o enfrentamento aos assédios no ambiente de trabalho. Tudo isso integra o nosso trabalho dentro da integridade. É uma educação permanente. Eu tenho total certeza que esse evento vai trazer para todos os colaboradores o entendimento do que são essas áreas. Quero parabenizar toda a gestão do Porto por essa iniciativa e espero que todos aprendam bastante”, destacou Yohhan.
Convidados
A programação é voltada aos colaboradores da Portos do Paraná. Na terça-feira, 21, primeiro dia do evento, foram realizadas palestras com a equipe da Controladoria Geral do Estado do Paraná, iniciando sobre Ouvidoria e Transparência, com o ouvidor-geral do Estado do Paraná, Yohhan Garcia; e com o coordenador de Transparência, Matheus Klaus. Na sequência, o tema foi Compliance e C. Interno, com o coordenador de Integridade, Paulo Aguiar; e com o coordenador de Controle Interno, Wesley Leandro.
Na quarta-feira, 22, a programação será aberta com uma palestra da promotora de Justiça, Dra. Cibelle Maria Scopel, que falará sobre o Combate a Violência Contra a Mulher. Em seguida, o tema Assédio no Ambiente de Trabalho será abordado pela advogada especializada Vanessa Saldanha Abrão. Por fim, os colaboradores irão poder conhecer mais sobre Compliance e Conduta da Portos do Paraná, com Everton R. de Oliveira e Vinicius Cordeiro.
Na quinta-feira, 23, no último dia do evento, a Comissão de Ética da Autoridade Portuária de Santos (APS) abordará o Combate ao Assédio no Setor Portuário. Na sequência, a coordenadora do Comitê de Ética e Integridade, Cinthia M. L. da Rocha Breidenbach, falará sobre as ações do Comitê e da Ouvidoria. O encerramento será realizado pelo superintendente de Governança da Portos do Paraná, Carlos Eidam de Assis.