A Portos do Paraná, comemora neste 17 de março, 90 anos de história. Histórias essas que fizeram e fazem parte da vida de muitas famílias, com fortes raízes ligadas à cultura, ao cidadão e ao comércio da região litorânea, por esta razão, o historiador e colunista do jornal Folha do Litoral News, Hamilton Sampaio Junior retrata alguns fatos importantes sobre a história desse gigante do Paraná.
“A história do Porto de Paranaguá é marcada pela abertura ao comércio internacional por Dom João VI em 1808. Contudo, foi a partir de 1826 que a atividade portuária começou a ganhar forma, com a exportação da ‘Congonha’, a antiga denominação da erva-mate, um produto de grande importância para a região”, enfatizou o historiador Hamilton Júnior.
A modernização do porto na década de 1930 foi de extrema importância para o Porto de Paranaguá. Em 17 de março de 1935, foram inaugurados 426 metros de cais, que auxiliou no desenvolvimento não somente do porto, mas também da mão de obra, uma vez que aumentou a capacidade de movimentação de diversas cargas. Essas transformações foram essenciais para o desenvolvimento do comércio na principal cidade do litoral do Paraná.
“Além disso, a ampliação dos berços de atracação ao longo dos anos tem sido fundamental para o crescimento do porto, elaborando um forte vetor econômico para a cidade e região”, salientou o historiador.

De acordo com Hamilton Junior, a geração de empregos, a qualificação da mão de obra, são resultados diretos da expansão portuária. Desde o início, o Porto de Paranaguá estabeleceu um importante fluxo comercial com os países da bacia do Prata, consolidando sua posição como um dos principais portos da América do Sul.
Diversos pontos foram destacados sobre o avanço do porto com o passar dos anos. O historiador Hamilton Junior salientou importantes acontecimentos no Porto de Paranaguá a partir dos anos de 1930.
“A partir da década de 1930, o Porto de Paranaguá se transformou em um gigante do comércio exterior brasileiro. Ele se tornou o maior exportador de produtos agrícolas do país, o maior canal de exportação de frango congelado do mundo, o maior porto graneleiro da América Latina e o segundo maior porto público do Brasil, além de possuir em seu território o maior terminal para contêineres do Brasil”, declarou o historiador e ainda afirma: “Esses avanços demonstram a importância estratégica do porto para a economia nacional”, finalizou.
Projetos de desenvolvimento local sempre foram uma prioridade para o Porto de Paranaguá. A integração com a cidade e a preocupação com o bem-estar da comunidade são valores que fazem parte da história da empresa.
Uma curiosidade histórica interessante, ressaltada pelo historiador Hamilton Junior, é que em 1875, um decreto real designou o antigo Porto do Gato, atual Porto Dom Pedro II, para receber o material de construção da Estrada de Ferro que atravessava a Serra do Mar. Essas ações demonstram a importância estratégica do porto para a logística e o desenvolvimento do país.
Diante disso, o Porto de Paranaguá continua a ser um pilar fundamental para a economia, para a história da cidade, do estado e do Brasil. Com investimentos contínuos em infraestrutura e tecnologia, o porto se prepara para enfrentar os desafios do futuro e continuar impulsionando o desenvolvimento da região.
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