Portos do Paraná

Porto Guará: Um novo paradigma em infraestrutura portuária e logística integrada

O complexo portuário está projetado para movimentar 31,5 milhões de toneladas de cargas por ano

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O Porto Guará – Terminal de Uso Privado (TUP), que está em fase de licenciamento, em Paranaguá – surge como uma solução estratégica para modernizar o sistema portuário do litoral paranaense. Idealizado como um complexo multimodal, o empreendimento tem como missão central integrar operações marítimas com acesso direto a rodovias e ferrovias, trazendo mais eficiência, competitividade e sustentabilidade ao escoamento de cargas.

Localizado na região industrial de Paranaguá, o Porto Guará será instalado em uma área de, aproximadamente, 2 milhões de metros quadrados, dos quais cerca de 42% serão destinados à preservação ambiental, enquanto 1,2 milhão de metros quadrados serão ocupados por infraestrutura operacional e logística.

Capacidade e Infraestrutura Marítima

O complexo portuário está projetado para movimentar 31,5 milhões de toneladas de cargas por ano, consolidando-se como um dos maiores terminais privados da América Latina. A infraestrutura prevê sete berços de atracação, terminais de granéis sólidos de exportação, um terminal de granel sólido de importação, um terminal de granéis líquidos e um terminal de contêineres. Já a retroárea será composta por pátio de caminhões, vias de circulação interna, ramal ferroviário interno e áreas administrativas. Na primeira fase já estarão operacionais dois berços, capazes de atender simultaneamente dois navios graneleiros de até 300 metros de comprimento, cada.

Logística Ferroviária Inovadora

Um dos maiores diferenciais do Porto Guará é o sistema ferroviário integrado. Ao todo, serão implementados 21 quilômetros de trilhos permanentes, formando uma pêra ferroviária circular (pátio de distribuição) com alta capacidade de manobra. Esse design inovador elimina a necessidade de desmembrar trens, permitindo que composições inteiras acessem o porto de forma contínua, otimizando os tempos de carga e descarga.

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“Graças à organização logística integrada, a descarga de grãos e o carregamento de fertilizantes poderão ser realizados em apenas 6 horas, ao invés das 20 às 50 horas, atualmente observadas em terminais existentes. Isso representa um salto operacional, reduzindo significativamente custos e gargalos logísticos”, explica Xênia Arnt, Diretora Presidente do Porto Guará.

Além disso, o Porto Guará se destaca por reduzir ao mínimo a distância entre rodovia, ferrovia e cais. A ferrovia ficará a aproximadamente 1.000 metros do terminal e a rodovia estará a cerca de 1.400 metros, isso permitirá que caminhões e vagões cheguem rapidamente ao terminal, acelerando o fluxo de mercadorias sentido importação e exportação.

Sustentabilidade e Preservação Ambiental

Desde a concepção, o projeto priorizou a coexistência com o ambiente. A alocação de áreas preservadas no entorno — quase metade da área total demonstra esse compromisso. Essa estratégia busca minimizar impactos ambientais, proteger ecossistemas costeiros e integrar o porto ao seu contexto ecológico.

O processo de licenciamento/autorização – dossiê com mais de 25 mil páginas – envolve sete ministérios e 18 órgãos federais anuentes, além de secretarias e conselhos em esferas estadual e municipal.
O documento cobre, de forma integrada, os escopos do acesso rodoviário, acesso ferroviário, linha de transmissão de energia e o próprio terminal portuário, seguindo critérios técnicos e legais.

Próximos Passos

Atualmente o Porto Guará encontra-se na fase de licenciamento ambiental e para iniciar suas obras está atendendo todas as exigências previstas na legislação junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais – IBAMA.

Após a licença prévia (LP) e licença de instalação (LI), a previsão é que o início das obras ocorra em 2026/2027. Nesta perspectiva, o TUP deverá iniciar suas operações em 2028/2029.
Com o início das obras a expectativa é que o empreendimento possa gerar 1.800 postos de trabalho no primeiro ano de obra, chegando a aproximadamente seis mil vagas de emprego diretos e indiretos na fase operacional.

Um dos pontos fortes da proposta está a priorização da contratação de mão-de-obra e de fornecedores locais. Também está entre os diferenciais do Porto Guará a criação de um centro de treinamento de mão de obra local, durante a fase de Licença de Instalação (LI) para a contratação dos colaboradores treinados.

“O Porto Guará nasce com foco na logística do agronegócio, uma das principais demandas do país. Operando com eficiência e capacidade ampliada, o terminal tornará Paranaguá ainda mais competitiva, reequilibrando o cenário logístico regional”, enfatiza Xênia. “A agilidade operacional e a infraestrutura integrada beneficiarão, principalmente, exportadores de grãos, fertilizantes e insumos agrícolas, reduzindo custos e prazos de embarque”, finaliza a Diretora Presidente.

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Da Assessoria

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