Portos do Paraná

Porto Escola realiza primeira visita inclusiva no Porto de Paranaguá

Crianças, jovens e adultos participaram do programa

38itib1p

Alunos da Escola Bilíngue para Surdos Nydia Moreira Garcez e da Escola Municipal Edite Lobo dos Santos (EJA) visitaram o Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná, na quarta-feira, 2. 17 crianças surdas e 21 pessoas com deficiência cognitiva conheceram a história portuária da região, ações sustentáveis para o meio ambiente local e medidas de segurança de trabalho. Ao todo, 11 professores acompanharam os grupos.

“Esta é a primeira vez que visitantes surdos ou com deficiência cognitiva vieram ao Porto Escola e para nós foi um aprendizado, adaptamos a linguagem, falamos mais devagar para o intérprete ter tempo de traduzir para a língua de sinais. Foi uma experiência bem bacana”, explicou a analista portuária da Portos do Paraná, Jaqueline Dittrich.

“Muitas vezes a gente trabalha esse tema lá na escola e eles não tem noção de como que é. Por eles serem surdos, tudo se torna visual e vendo o porto com a nossa explicação sobre o tema é outra experiência. Eles não só imaginam, eles estão vendo, vivenciando”, explicou a professora Maurikeli dos Santos Gonçalves.

Maurikeli traduziu a experiência do João Guilherme Pavanelli, de 10 anos. “O que eu mais gostei foi dos golfinhos, tinha bastante golfinho diferente”, enfatizou João. A professora da Escola Edite Lobo, Marcia Almindo, comentou sobre a animação dos alunos. “Eles são sempre participativos. O atrativo é conhecerem a fauna, a flora, os mangues, a reciclagem e como ajudar o meio ambiente”, enfatizou Marcia.

5cmmh63j
O Porto Escola é um projeto desenvolvido em parceria com as prefeituras de Paranaguá e Antonina. / Foto: Divulgação

Para o aluno Olliver Cordeiro, de 17 anos, esta não foi a primeira visita ao porto, local em que o pai dele trabalha. “É muito legal ver o porto de volta, né? Lembrar como a operação aqui exporta para o mundo inteiro. Eu gostei bastante da visita”, destacou Olliver.

Sobre o Porto Escola

Mais de mil alunos de 38 escolas municipais já visitaram o Porto de Paranaguá este ano. A novidade deste ciclo são os vídeos educativos, que abordam temas como meio ambiente, portos e segurança portuária. O Porto Escola é um projeto desenvolvido em parceria com as prefeituras de Paranaguá e Antonina.

Todas as quartas-feiras a Portos do Paraná recebe os estudantes dos 5º anos das escolas municipais para dar uma palestra, conversar sobre o meio ambiente e a história do Porto. Depois o grupo conhece a faixa portuária. O projeto é realizado desde 2015 e já atendeu mais de 10 mil alunos desde então. De janeiro a outubro de 2024 já foram mais de mil participantes e até o final do ano serão atendidas todas as escolas do município.

📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.

Concurso

No final do ano, todos os participantes poderão concorrer ao concurso de desenhos e frases sobre a importância da atividade portuária para a economia e a valorização do meio ambiente. Os melhores trabalhos ganharão um passeio de barco pela Baía de Paranaguá, onde os alunos poderão ver o porto novamente, desta vez pelo lado do mar. Ao todo, 25 alunos serão selecionados para realizar o passeio.

Fonte: Portos do Paraná

Você também poderá gostar

Porto Escola realiza primeira visita inclusiva no Porto de Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Porto Escola realiza primeira visita inclusiva no Porto de Paranaguá

Portos do Paraná

Os Portos do Paraná são um complexo portuário, formado pelos portos de Paranaguá e Antonina.