A empresa pública Portos do Paraná levou na terça-feira, 15, ações e serviços até a comunidade de Amparo, que fica próxima da margem norte da baía de Paranaguá.
O evento foi realizado na cozinha comunitária da comunidade, e contou com a participação de várias as entidades envolvidas na ação que ofertou serviços de saúde, educação, meio ambiente, segurança, higiene, beleza, cidadania e entretenimento.
Foram prestados mais de 200 atendimentos na Comunidade do Amparo. No total foram quase 50 voluntários que atuaram na ação.
O diretor de Desenvolvimento Empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, destacou a importância do evento. “O Porto em Ação é um grande projeto que visa atender a população levando serviços de um conjunto de empresas e órgãos governamentais. Temos aqui o Porto de Paranaguá, a prefeitura, a guarda municipal, o Nucria, o Sesc e Senac, então são várias empresas que se reúnem e dão auxílio a população, não só auxiliando, mas também em corte de cabelo, na retirada da Carteira de Identidade (RG), mas também no ensinamento de profissões, ensinamento das questões ambientais aqui deles também, sobre pesca, sobre compostagem, são muitas as ações de ensinamentos para a população. Então é um projeto muito válido e muito positivo que o porto tem o cuidado de levar em todas as comunidades marítimas e também nos bairros da nossa cidade de Paranaguá e Antonino”, disse André Pioli, enfatizando que essa presença do porto junto à comunidade é muito importante. “As pessoas precisam sentir que os portos do Paraná estão juntos com as comunidades. Elas são muito importantes para todo o processo da operação portuária, para todo o processo do conjunto que movimenta a economia da nossa região. A nossa economia faz as pessoas viverem do porto e o porto também se abastece da nossa comunidade, então é preciso ter uma junção e essa junção que é o objetivo de projetos como o Porto em Ação”, completa.
O presidente da Associação de Moradores do Amparo, Osmair Pereira do Rosário, mais conhecido por Maíco, enfatizou ser uma honra poder estar recebendo a ação. “Em primeiro lugar é uma honra muito grande para nós estarmos recebendo essa ação na comunidade, isso tanto para os jovens como para os idosos, e esta ação está disponibilizando vários serviços que muitas vezes é difícil para estar nos deslocando. Então ficamos agradecidos ao porto, a prefeitura e as entidades participantes de estarem trazendo esse tipo de ação para a nossa comunidade”, disse Maíco.
Moradora há 7 anos na comunidade, Sueli Pinheiro Fernandes de Jesus, comemorou a ação. “Estou achando muito boa esta ação aqui, pois a cada dia que passa as coisas estão melhorando. Esta é a primeira vez que estou vindo e estou gostando muito, pois podemos nos informar de coisas que precisamos, e são informações muito boas para nós, como por exemplo como destinar o esgoto, que não podemos jogar no mar, e temos que dar a destinação correta. Tudo que está acontecendo aqui é bom para toda a comunidade”, disse Sueli.
O delegado de polícia do Nucria de Paranaguá, Emmanuel Gustavo Benjoino Brandão, participou do evento pela primeira vez e falou.
“A Policia Civil está participando dessas ações promovidas pelo porto justamente para se aproximar mais da comunidade e para divulgar o nosso trabalho e quais são as formas de exploração de criança e adolescente, de violência contra crianças e adolescentes, que não é somente a violência sexual, mas também existe a violência física, a violência psicológica e a violência institucional. Então essa ação é muito importante, pois é a partir de ações como esta que a gente vê o trabalho na delegacia aumentar, quando se fala do Maio Laranja, quando o Nucria vai às escolas, quando vai a própria comunidade e as ilhas. A gente constata na semana seguinte que há um aumento na quantidade de denúncias, seja a denúncia pelo disque 100, através de conselho tutelar ou denúncia feita na própria delegacia de polícia. Então quanto mais se divulga essa questão da violência contra a criança e adolescente, mas a população se conscientiza e a partir disso ocorrem mais denúncias”, disse o delegado do Nucria, que destaca a importância da parceria. “Parcerias como essa com o porto, as ações ficam mais fáceis, e esse é um momento de fazer um elogio para o porto que é um grande parceiro da Polícia Civil, através de incentivos, de parceria e de diálogo constante. A Polícia Civil sempre encontrou o porto de portas abertas para nos receber, e para conseguir juntos prestar um melhor serviço para toda a comunidade. Foi através desse diálogo com porto que a Polícia Civil e o Nucria pela primeira vez participam desse evento”, completou.
A técnica de atividades do Sesc, Katiane Machado Arndt, também destacou a importância da parceria para levar atividades às comunidades de Paranaguá. “Hoje estamos com atividades recreativas na comunidade. A gente tem incentivado alguns jogos e principalmente a área esportiva para as crianças. Trouxemos um pouquinho de circuito xadrez e alguns jogos de tabuleiros fazendo esse resgate com as crianças e incentivando esse circuito que irá acontecer no dia 2 de setembro em nossa unidade. A gente tem essa parceria com o porto há bastante tempo, assim como com as empresas parceiras também, e para nós é fundamental pois a gente não conseguia atingir essas comunidades, e o porto vai abrindo a porta para o Sesc trazer essas atividades mais perto dessa comunidade”, disse Katiane.
Para o técnico em relações com o mercado do Senac Paranaguá, Jailson Ricardo Marques Gonçalves, essa participação engrandece a todos alunos e participantes.
“Primeiramente temos que parabenizar esta ação e toda a equipe do Porto envolvida com o olhar para comunidade, um olhar social. Fomos convidados e nós viemos prontamente atender esse pedido com a turma de cabeleireiros. O Senac tem um programa de gratuidade que atende diversas áreas e dentre elas, essa turma que vem confrontar a teoria com a prática e fazer um serviço social. Isso engrandece não só os alunos, mais a todos, estamos muito felizes em poder participar”, disse Jailson.
O último Porto em Ação havia sido realizado em abril de 2023, no Pátio de Triagem de Paranaguá.