O Porto de Paranaguá receberá o maior desembarque de fertilizantes da sua história. O navio Tai Knighthood descarregará 78.325 toneladas do produto, utilizando o calado de 13,1 metros. Este é considerado um marco para a Portos do Paraná, que atribuiu a chegada de navios desse porte aos investimentos aplicados em infraestrutura.
De acordo com a Portos do Paraná, o navio virá da China, dos portos de Tianjin e Nanjing, a ser operado por Rocha e Fortesolo. O Tai Knighthood trará, em grande parte, sulfato de amônio. A previsão de desembarque é dia 1.º de maio.
“A vinda desse navio para Paranaguá é consequência das obras de infraestrutura marítima, de dragagem, de derrocagem, que permitiram que a gente pudesse então receber um navio com mais de 78 mil toneladas de fertilizantes a serem descarregados no cais comercial”, disse o diretor de Operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira.
Para ele, este é um momento importante para a história do Porto de Paranaguá. “Esse é um marco importante, que mostra o futuro do nosso porto, com navios desse porte, dessa dimensão chegando com mais frequência agora nos próximos anos”, estima Gabriel.
Sendo assim, a expectativa é de que mais navios desse porte atraquem no Porto de Paranaguá e novos recordes sejam batidos.
“O investimento que nós tivemos em infraestrutura marítima e de cais para a recepção desses navios tem como consequência direta dentro do seu planejamento a recepção desses navios. O mundo do comércio exterior avançou muito nos últimos anos e com o avanço dessa demanda, surgiu a necessidade de navios maiores e com maior capacidade, aumentando a necessidade de redução do custo logístico. Estamos preparados para receber esses navios de grande porte nos próximos meses e nos próximos anos”, destacou Gabriel.
Importação de fertilizantes
Em março deste ano, o navio Red Marlin, com bandeira das Ilhas Marshall, atracou no Porto de Paranaguá com 78.054 toneladas de fertilizantes, superando a marca anterior, registrada em 5 de novembro de 2024, quando o mesmo navio trouxe 76.696 toneladas do produto. Portanto, o navio Tai Knighthood baterá mais uma vez o recorde de movimentação deste tipo de produto, com 78.325 toneladas.
O Porto de Paranaguá é considerado o principal canal de importação de fertilizantes do Brasil, representando mais de um quarto do recebimento nacional.
Aumento de calado no Porto de Paranaguá
O calado refere-se à distância entre a quilha da embarcação (ponto mais profundo) e a superfície da água. No final do ano de 2024, diversos berços do Porto de Paranaguá passaram a contar com 30 centímetros a mais de profundidade, permitindo a atracação de navios maiores e mais pesados.
As dragagens realizadas pela Portos do Paraná garantiram um calado de 13,1 metros, conforme a Portaria nº 306/2024 da Norma de Tráfego Marítimo e Permanência nos Portos de Paranaguá e Antonina – Edição 2024.
A obra de derrocagem foi concluída em novembro de 2024, e consistiu na remoção da ponta de um maciço rochoso submerso na área de manobra do Porto de Paranaguá, conhecido como Pedra da Palangana. Esse obstáculo, considerado um risco à navegação, limitava a capacidade e o tráfego de navios na entrada da baía.
Ao todo, foram removidos cerca de 20 mil m³ de rocha, o que representa apenas a 10% da formação rochosa, estimada em mais de 200 mil m³. A obra foi realizada em conformidade com as diretrizes do licenciamento ambiental federal nº 1144/2016, emitido pelo Ibama.