Iniciaram nesta semana os serviços de mergulho especializado para inspeção e verificação subaquática de estruturas do cais do porto de Paranaguá. O objetivo é identificar, diagnosticar e solucionar possíveis pontos para reparação preventiva. O contrato é de um ano, com investimento de R$ 2,8 milhões, em recursos próprios da empresa pública Portos do Paraná.
“É uma forma de conhecer a situação atual das nossas estruturas submersas para entender se existe algum ponto onde é necessária a manutenção. Assim, reforçamos a segurança nas operações dos navios, trabalhadores e comunidade portuária”, afirma André Cassanti Neto, diretor de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná.

O serviço será efetuado em todo o cais do porto de Paranaguá, que possui extensão aproximada de 4.7 mil metros, do berço 201 ao 218 e até o píer público de granéis líquidos.
Segundo Cassanti, a manutenção prévia reduz riscos. “A finalidade é verificar a ocorrência de fendas, fissuras, pontos de corrosão e avarias ao longo do cais, para que possam ser reparadas prevenindo maiores danos estruturais”, disse.

O serviço é efetuado por equipe especializada, composta por engenheiro estrutural e mergulhadores, que filmam todas as estacas e fazem anotações dos pontos mais críticos. Na sequência são elaborados relatórios e laudos sobre as condições de cada estaca.
Executado esse serviço, os engenheiros da Portos do Paraná analisam os dados recebidos e definem se é necessário fazer algum tipo de manutenção ou somente o acompanhamento.
Fonte: AEN
Fotos: Claudio Neves/Portos do Paraná