Portos do Paraná

Píer público de granéis líquidos do Porto de Paranaguá tem aumento de calado

A intenção dessa campanha de dragagem era igualar o calado do berço interno com o berço externo

rk89aj1l

A Portos do Paraná estabeleceu nesta quinta-feira, dia 21, em 11,60 metros o calado operacional do berço 142 (interno) do Píer Público de Granéis Líquidos (PPGL) do Porto de Paranaguá. A nova medida traz um ganho de 1,50 metro em relação ao parâmetro anterior e foi conquistada graças a campanha de dragagem finalizada no fim de outubro deste ano.

O novo calado foi homologado pela Marinha por meio da Capitania dos Portos, com parecer favorável da Praticagem, e já pode ser usufruído pelos operadores portuários.

“O aumento do calado do Berço 142 é um anseio dos operadores do PPGL há mais de 10 anos que finalmente se concretiza, fruto do esforço e dedicação da equipe da Portos do Paraná na contínua busca pela eficiência. Esse avanço proporcionará um significativo aumento na capacidade de embarque e desembarque de líquidos, resultando em redução de custos e ganhos na movimentação”, destacou o Diretor de Engenharia e Manutenção, Victor Hugo Kengo.

c5rwj9m
Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

De acordo com a equipe da Gerência de Engenharia Marítima, a intenção dessa campanha de dragagem era igualar o calado do berço interno com o berço externo. 

Depois que a dragagem é finalizada, é realizado o Levantamento Hidrográfico, e este documento é encaminhado para avaliação da Marinha e da Praticagem. Com o parecer favorável de ambas as organizações, foi possível igualar o calado do píer interno com o píer externo, que já era de 11,60 metros. 

“A intenção era otimizar a operação. Agora, o navio que atracava no píer externo, pode atracar também no interno, com a mesma capacidade de carga”, explicou Kengo.

O berço 142 faz parte do Píer Público de Graneis Líquidos (PPGL) em conjunto com o berço 141, e é usado para carregamento ou descarregamento de produtos como óleos brutos de petróleo, óleo diesel, metanol e diversos tipos de gasolina, entre outros. Operam no local a CPA Terminal Paranaguá, CBL, Transpetro, Fospar e também a Cattalini (que também possui um terminal privado de líquidos).

Fonte: AEN

Píer público de granéis líquidos do Porto de Paranaguá tem aumento de calado

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Píer público de granéis líquidos do Porto de Paranaguá tem aumento de calado

Maria Heiffer

Redatora, formada em Letras Português desde 2019 pela Unespar, estudante de jornalismo e revisora de textos acadêmicos. Atuou como redatora em editora e em rádio. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News como Microempreendedor Individual (MEI).