A empresa pública Portos do Paraná realizou das 9h às 13h de quinta-feira, 13, mais uma edição do Porto em Ação. O evento acontece no Pátio de Triagem de Paranaguá com o objetivo de informar, auxiliar e prestar serviços gratuitos aos caminhoneiros que passam pelo local.
Os motoristas tiveram acesso a serviços de saúde, como aferições de pressão e glicemia, vacinação, odontologia, além de informação e orientação, principalmente sobre trânsito, meio ambiente e segurança. Havia também uma ouvidoria da Portos do Paraná itinerante à disposição.
O Porto em Ação conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Paranaguá, sistema SEST/SENAT, Global Saúde, Guarda Portuária, Guarda Municipal, Polícia Militar do Paraná, Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, CIA Ambiental, Ouvidoria e Gerência de Saúde e Segurança no Trabalho da Portos do Paraná.
O diretor de Desenvolvimento Empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, disse que “hoje é um dia muito especial, o segundo Porto em Ação é uma relação próxima entre o Porto e a cidade de Paranaguá, atendendo essa grande quantidade de caminhoneiros que passaram por aqui hoje. São mais de 500 atendimentos de saúde, muitos benefícios, principalmente porque sabemos da dificuldade deles na rotina das estradas. Eles chegam e são bem acolhidos pela Portos do Paraná aqui no Pátio de Triagem. Sinto que os caminhoneiros têm gostado muito dessa pró-atividade dos portos”, evidenciou Pioli.
A Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá levou doses da vacina contra a Covid-19 (bivalente) e contra a Influenza para a imunização do público. “Por ser uma população transitória, eles acabam sendo mais expostos e tem a dificuldade de ir até uma unidade de saúde em horário comercial. Por isso, preferimos trazer a ação até eles essa vacinação, com essas parcerias a convite da Portos do Paraná, para a gente conseguir atingir um maior número de pessoas que são transitórias na comunidade”, explicou a diretora de Atenção em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá, Ghislaine Cristina Correa,
A secretaria também participou da ação levando o Odontomóvel para avaliação odontológica. “Também foi orientado sobre quais serviços procurar conforme a condição clínica de cada paciente”, completou Ghislaine.