O Paraná consolida, a cada dia, sua posição de destaque no cenário logístico nacional e se projeta para ocupar o posto de maior e mais eficiente hub logístico da América Latina. Com uma combinação de infraestrutura moderna, gestão portuária reconhecida, integração entre modais e protagonismo do agronegócio, o Estado se prepara para liderar o comércio exterior brasileiro nas próximas décadas.
O coração dessa transformação está nos Portos de Paranaguá e Antonina, referência em produtividade e sustentabilidade. Reconhecida nacionalmente como a melhor gestão portuária do país, a Portos do Paraná vem batendo recordes de movimentação de cargas e acumulando prêmios que reforçam seu modelo de governança eficiente, baseado em planejamento, transparência e inovação.
O Corredor de Exportação de Paranaguá garante a fluidez no escoamento de grãos, farelo e outros produtos estratégicos, conectando os polos produtivos do interior do Brasil aos principais mercados globais. Em 2024, pelos berços do cais passaram 40 milhões de toneladas em exportações e 26,7 milhões em importações.
A alta produtividade operacional da Portos do Paraná tornou-se estudo de caso em um Grupo de Trabalho (GT) da Associação Mundial de Infraestrutura de Transporte Aquaviário (PIANC). No final do primeiro semestre o grupo entregou parte da revisão sobre diretrizes de projetos para terminais marítimos de granéis sólidos, incluindo uma análise do corredor de exportação leste dos portos paranaenses. O grupo reúne representantes de empresas e portos de diversos países.
Além da infraestrutura portuária de excelência, o Paraná investe na integração de modais, tornando-se um exemplo de logística completa. O modal ferroviário conecta o campo ao porto com eficiência e menor impacto ambiental, enquanto a BR-277, sob concessão, caminha para receber melhorias, duplicações e terceira pista em alguns traçados que trarão mais segurança e agilidade ao transporte rodoviário. Essa sinergia entre trilhos, rodovias e cais fortalece o Estado como polo logístico estratégico no Mercosul e na hinterlândia.
Outro fator que sustenta essa liderança é a força do trabalhador portuário. Operadores, estivadores, técnicos e conferentes formam o motor humano que mantém o porto em plena operação.
No mar, a segurança é garantida pela Marinha do Brasil, que atua por meio da Capitania dos Portos e do Serviço de Sinalização Náutica, assegurando a navegabilidade e protegendo as rotas comerciais que conectam Paranaguá e Antonina ao mundo. Essa presença constante fortalece a soberania nacional e dá confiabilidade às operações logísticas.
O Paraná também avança em inovação e sustentabilidade, com dragagens planejadas, monitoramento ambiental contínuo e investimentos em tecnologias que reduzem emissões e ampliam a eficiência. Esse equilíbrio entre crescimento econômico e responsabilidade socioambiental é um dos diferenciais que atraem novos negócios e consolidam a imagem do Estado como porta de entrada e saída para o comércio global.
Com resultados consistentes e uma visão de futuro clara, os Portos do Paraná se tornam cada vez mais protagonistas do comércio exterior. O Estado se apresenta ao mundo como um hub logístico completo, onde tradição, inovação, infraestrutura e trabalho humano convergem para transformar o Paraná no grande centro de conexão entre a produção brasileira e o mercado internacional.
Governador destaca protagonismo do Paraná e do Porto de Paranaguá

“O Governo do Paraná está fazendo história com o Porto de Paranaguá. Pela primeira vez, estamos investindo recursos do Tesouro Estadual diretamente no porto: mais de R$ 1 bilhão para a construção do novo Píer em T, que vai ampliar nossa capacidade de movimentação e permitir a atracação de navios maiores, com ainda mais agilidade e eficiência. O novo Corredor de Exportação Leste vai operar 32 mil toneladas por hora, e o Moegão, que será entregue até o fim deste ano, reforça nosso compromisso com uma logística moderna e preparada para o futuro”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
Segundo Ratinho Junior, todo este trabalho vai além da infraestrutura portuária. “Com as novas concessões rodoviárias, vamos garantir fluidez do interior até os terminais, melhorando a competitividade do Paraná no comércio exterior. Também estamos investindo na mobilidade urbana em Paranaguá, criando soluções que integram cidade e porto. E temos um projeto inédito em andamento: o primeiro terminal de passageiros da história do Porto de Paranaguá. Uma iniciativa que amplia a atuação do porto, estimula o turismo e gera novas oportunidades econômicas para o nosso Litoral”, completa.
De acordo com o governador, todos os avanços na infraestrutura portuária paranaense estão alinhados com a sustentabilidade. “O Porto de Paranaguá é referência mundial nesse tema, reconhecido seis vezes consecutivas pela ONU por suas boas práticas. E é também o primeiro do Brasil com todas as suas áreas plenamente regularizadas”, completa.
“Além disso, temos a expectativa de realizar, até outubro, o leilão do canal de acesso da Baía de Paranaguá – a primeira concessão desse tipo no Brasil. O projeto prevê o aprofundamento e o alargamento do canal, permitindo a chegada de navios ainda maiores, com potencial para transportar mais carga e com tarifas portuárias mais competitivas. O investimento estimado é de R$ 1,2 bilhão nos próximos cinco anos”, afirma Ratinho Junior.
“O impacto desses investimentos será profundo para o Paraná e para o Brasil: mais empregos, mais renda e mais desenvolvimento. E nada disso seria possível sem o empenho e a competência dos trabalhadores portuários, que são fundamentais para o sucesso do nosso Porto. Seguimos firmes, com planejamento e visão de futuro, para fazer do Paraná uma potência logística e uma referência global em desenvolvimento sustentável”, finaliza o governador Ratinho Junior.






