Expansão nas exportações, novas parcerias e presença em feiras globais consolidam Paranaguá como elo estratégico entre o Brasil e o mercado internacional.
Com localização privilegiada no Atlântico Sul e uma estrutura moderna em constante evolução, o Porto de Paranaguá tem reforçado seu papel como um dos principais vetores de integração logística e comércio exterior do Brasil. O crescimento contínuo nas exportações e importações mostra que o porto não apenas sustenta a economia nacional, como também se projeta cada vez mais como porta de entrada e saída para os fluxos comerciais globais.
Nos últimos anos, Paranaguá ampliou de forma significativa sua participação em mercados internacionais, exportando grãos, carnes, celulose, papel, madeira e açúcar para dezenas de países com destaque para China, Europa, Oriente Médio e Norte da África. Do outro lado, tem se consolidado como um dos principais pontos de entrada de fertilizantes e produtos industrializados, abastecendo o agronegócio e a indústria brasileira com rapidez e eficiência.
Esse avanço é resultado de um modelo de gestão focado em competitividade, infraestrutura adequada e agilidade nos processos aduaneiros. O porto investe em tecnologias de rastreamento, logística integrada e parcerias estratégicas com operadores internacionais, o que amplia sua atratividade junto a armadores globais e grandes tradings.
A expansão das rotas marítimas regulares também é um reflexo desse movimento. Paranaguá passou a integrar rotas diretas com destinos estratégicos, o que reduz custos logísticos e aumenta a previsibilidade das operações. O terminal tem atraído novos serviços de cabotagem e long haul, conectando-se a hubs internacionais com cada vez mais frequência.

“Uma logística sinérgica e integrada tem sido um dos pilares para consolidar a posição do Porto de Paranaguá como referência nacional em atividade portuária e garantir sua consistência nas rotas internacionais. Esse desempenho é corroborado pelos recordes históricos de movimentação, bem como pelas premiações e reconhecimentos nacionais e internacionais conquistados pela Portos do Paraná de forma reiterada nos últimos anos”, destacou o diretor empresarial da Portos do Paraná, Felipe Gama.
“Os projetos em execução e planejados, não apenas elevam a eficiência logística, como também reforçam a confiança de parceiros internacionais. Assim, o Porto de Paranaguá consolida-se como elo estratégico nas cadeias globais de suprimento, oferecendo um ambiente competitivo, moderno e conectado aos principais mercados do mundo”, completou o diretor empresarial.
Além disso, a presença institucional da Portos do Paraná em feiras e missões internacionais tem sido fundamental para estreitar laços com investidores, operadores e governos estrangeiros. Participações em eventos como a Intermodal South America, a Transport Logistic (Alemanha), a China International Import Expo e missões ao Oriente Médio e América Latina reforçam o compromisso da empresa em abrir portas para novos negócios, promovendo o potencial logístico do porto e do estado do Paraná.
Esse esforço de internacionalização posiciona Paranaguá como um porto preparado para os desafios do comércio global, combinando confiabilidade operacional, responsabilidade socioambiental e visão estratégica. Em um cenário de crescente competição entre portos, estar conectado ao mundo é mais que uma vantagem, é uma necessidade. E o Porto de Paranaguá tem cumprido esse papel com excelência.






