A Portos do Paraná, em conjunto com a prefeitura de Antonina, reuniu dezenas de pessoas no mutirão de limpeza dos manguezais e no combate à dengue na quinta-feira, 14. Ao todo, 560 quilos foram recolhidos da região, incluindo plástico, sucata, vidro e até pneus que foram removidos com um gancho.
A Portos do Paraná forneceu embarcações, equipamentos de segurança (EPIs) e deu suporte com profissionais do setor de Meio Ambiente. Também participaram desta ação o Governo do Estado, a Cia Ambiental, a Colônia de Pescadores Z-8 de Antonina e a Associação de Catadores de Antonina. A Associação dos Catadores de Reciclável do KM4 de Antonina foi quem recebeu os materiais para destinação correta.
Nesta edição, a campanha teve como foco o combate à dengue. “Fomos convidados pela prefeitura de Antonina a integrar o Comitê de Combate à Dengue da cidade e propomos unir esforços para dar suporte ao bairro do Portinho, que é costeiro e próximo ao mangue. As equipes dos portos paranaenses e moradores da região retiraram resíduos para evitar o acúmulo de água parada”, afirmou o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Santana.
Com início na Associação Siri do Portinho, os participantes se dividiram em dois grupos, sendo um para visitação das casas com vigilantes da saúde da prefeitura e outro para retirada de resíduos nos mangues da região por terra e pelas águas.
“O mais importante é conscientizar a população para não jogar lixo nas ruas e rios, pois se continuarem descartando irregularmente, amanhã ou depois toda a sujeira fica retida no mangue e pode se tornar um criadouro do mosquito. A gente procura atuar com os munícipes, a população do entorno, no sentido da conscientização ambiental”, reforçou o coordenador de Sustentabilidade da Portos do Paraná, Pedro Pisacco Pereira Cordeiro.
Desde 5 de fevereiro, o Governo do Paraná decretou que Antonina está em situação de emergência em relação à dengue. De acordo com dados recentes do boletim semanal publicado na última terça-feira, 12, pela Secretaria de Estado da Saúde, a cidade registrou 1.725 casos desde julho de 2023. Antonina conta atualmente com 18.919 habitantes. Na quinta-feira, 14, o Governo do Estado decretou situação de emergência em saúde pública para a dengue no Paraná.
De acordo com o secretário de saúde de Antonina, Odileno Garcia Toledo, a campanha foi motivada pelo aumento do número de casos no município e os manguezais são ambientes propícios para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. “A campanha será realizada por mutirão de limpeza dos manguezais e ações educativas para a conscientização da população sobre a importância de manter a cidade e os manguezais limpos e de prevenir a dengue”, explicou o secretário.
Fonte: Portos do Paraná