O trabalho realizado pela Marinha do Brasil é fundamental para a segurança, sustentabilidade e desenvolvimento da comunidade marítima e faz parte de um conjunto de ações que contribuem para a segurança na navegação, com prioridade em salvaguardar a vida humana no mar, além de colaborar com a proteção ambiental e proteção hídrica.
“A Soberania Marítima, da Marinha do Brasil garante a integridade das águas brasileiras. Além da segurança da navegação e das inspeções realizadas em navios que adentram o porto, a Marinha, em coordenação com outros órgãos, se mantém pronta para atuar na segurança de instalações vitais em caso de necessidade”, destacou o comandante do 8.º Distrito Naval, vice-Almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira.
As ações desempenhadas pela Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) demonstram o compromisso com a segurança da Portos do Paraná, essas ações englobam:
- Segurança da navegação
- Desenvolvimento econômico
- Proteção da vida humana no mar
- Controle do tráfego aquaviário
- Fiscalização de embarcações nacionais e estrangeiras
- Prevenção de acidentes
- Poluição hídrica.
Portanto, o trabalho em conjunto realizado entre a Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) e o Porto de Paranaguá é fundamental para garantir a segurança da navegação, a eficiência operacional e a proteção ambiental na região. Este trabalho permite o controle marítimo eficaz.
“Essa parceria permite um controle rigoroso do tráfego marítimo, assegurando que embarcações cumpram as normas de segurança e regulamentações internacionais. Além disso, a CPPR realiza inspeções navais, fiscaliza embarcações e promove ações educativas, reduzindo riscos de acidentes e melhorando a organização do fluxo portuário”, salientou o almirante.

Instalação da sinalização náutica para segurança na navegação
Atrelado à importância da segurança na navegação, a Portos do Paraná recentemente lançou a matéria a respeito da manutenção da sinalização náutica, que será realizada na Ilha do Mel, em Paranaguá.
“Outro exemplo de atuação da Marinha refere-se à sinalização náutica, garantindo a manutenção de faróis, bóias e sinalizações marítimas para a segurança da navegação, além de supervisionar obras e melhorias em canais de navegação e portos” enfatizou Trovão, e ainda confirma: “A Ilha do Mel receberá novas instalações de sinalização náutica para melhorar a segurança da navegação nos acessos a Nova Brasília e Encantadas, com a instalação de balizas e faroletes”, finaliza.
De acordo com o comandante do 8.º Distrito Naval, vice-Almirante Trovão, a sinalização náutica que será implantada servirá para identificar melhor os acessos dos trapiches existentes, uma vez que naquela região existe navegação noturna e, principalmente, transporte de passageiros.
O projeto é conduzido pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), mas a Marinha do Brasil atua diretamente na supervisão e regulamentação da sinalização náutica, garantindo que as novas estruturas atendam aos padrões de segurança.
“A sinalização náutica contribui para garantir a segurança da navegação, demarcando os limites seguros dos canais navegáveis e alertando sobre os eventuais perigos à navegação existentes. Os faroletes são dispositivos de sinalização luminosa que orientam os navegantes, especialmente durante operações noturnas ou em condições de baixa visibilidade. Eles indicam rotas seguras, alertam sobre obstáculos e auxiliam na correta navegação, reduzindo o risco de acidentes marítimos”, declarou o vice-almirante Trovão.
A sinalização que será implantada na Ilha do Mel servirá para identificar melhor os acessos dos trapiches existentes em especial durante a navegação noturna, privilegiando em especial o transporte de passageiros na região.


Projetos concretizados entre Capitania e Portos do Paraná ao longo dos 90 anos
As instalações da Marinha do Brasil em Paranaguá remetem ao ano de 1853, oito anos após a instituição das Capitanias dos Portos no Brasil, pelo imperador D. Pedro II e, desde então, tem contribuído para o desenvolvimento dos portos da região.
“Além das atividades que já foram mencionadas, a Marinha também atua em prol do desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil com projetos de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, contribuindo diretamente para o aprimoramento da infraestrutura marítima nacional”, ressalta o comandante do 8.º Distrito Naval, vice-Almirante.
Ao longo desses 90 anos do Porto de Paranaguá, diversas iniciativas conjuntas entre a Capitania dos Portos do Paraná e o do Porto de Paranaguá foram implementadas para aprimorar a segurança e a eficiência das operações.
De acordo com o vice-almirante, a Capitania dos Portos do Paraná, em colaboração com o Porto de Paranaguá, tem se envolvido em diversos projetos com o objetivo de otimizar e modernizar as operações portuárias.
“Dentre esses projetos, podemos citar a atualização das cartas náuticas, através do Plano Cartográfico Náutico Brasileiro (PCNB), provendo informações precisas para a navegação na região. Além do trabalho da Marinha de atualizar esses documentos náuticos, o Porto também atua constantemente realizando levantamentos batimétricos e hidrográficos do entorno dos portos e nos acessos, submetendo-os à Autoridade Marítima para serem verificados e validados”, apontou Trovão.
Outro projeto que deve ser mencionado é o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZPO), cujo desenvolvimento conta com a participação da Capitania dos Portos. O PDZPO é um plano de longo prazo para o Porto, desenvolvido em colaboração com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), e visa aprimorar a infraestrutura, a logística e a segurança do porto, garantindo seu desenvolvimento sustentável.

Aumento do Calado
Os resultados das ações da Marinha são visíveis para toda a sociedade, como exemplo podemos citar a recente autorização para o aumento do calado operacional dos navios porta-contêineres no Porto de Paranaguá.
“Por meio da Capitania dos Portos de Paranaguá, foi possível a realização desse projeto, ampliando a profundidade de 12,6 metros para 12,8 metros. A medida permite um acréscimo de aproximadamente 160 TEUs por embarcação, aumentando a eficiência logística do porto. A decisão foi viabilizada após a remoção parcial da Pedra da Palangana, aumentando a segurança e a agilidade das manobras”, declarou o vice-almirante.
A obra, realizada com a autorização da Capitania dos Portos do Paraná (CPPR), que contém autorização devidamente embasada na legislação em vigor, tanto para salvaguarda da vida humana, quanto para a preservação do meio ambiente, amplia a capacidade de navegação na região reduzindo os riscos operacionais, consolidando o Porto de Paranaguá como um dos mais estratégicos do Brasil
Mensagem da Marinha do Brasil à Portos do Paraná
A Marinha do Brasil, através das palavras do 8.º Distrito Naval, vice-Almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira, ressaltou por meio desta entrevista, os diversos trabalhos realizados em conjunto com a Portos do Paraná, para a importância da segurança no mar. Desta forma, deixa uma mensagem de parabenização pela cooperação ao longo dos anos.
“A Marinha do Brasil parabeniza o Porto de Paranaguá pelo seu aniversário, destacando sua relevância histórica e estratégica para o país. Com 90 anos de operação, o Porto se consolidou como um dos principais responsáveis pela movimentação de grãos e mercadorias essenciais ao comércio exterior brasileiro. Ao longo da história do Porto de Paranaguá, a Marinha tem sido uma parceira no seu desenvolvimento e na segurança das suas atividades, realizando ações contínuas para garantir a integridade das operações e a proteção da área portuária, essenciais para o bom funcionamento das atividades econômicas da região, cabendo aqui parabenizar a atuação do Presidente Luiz Fernando e de sua dedicada equipe”, realça Trovão.
A Marinha do Brasil permanece dedicada a trabalhar em conjunto, como tem ocorrido com o Porto de Paranaguá, para garantir operações seguras, eficientes e sustentáveis em nossas águas.
