conecte-se conosco

Portos do Paraná

Empresa Portos do Paraná promove evento voltado à saúde dos trabalhadores

Ação foi voltada a todos os trabalhadores portuários que atuam no Porto de Paranaguá

Publicado

em

A Portos do Paraná promoveu na quarta-feira, 27, o Saúde nos Portos, ação voltada a todos os trabalhadores portuários que atuam no Porto de Paranaguá. As atividades realizadas em frente ao Palácio Dom Pedro II, fecharam as ações do Abril Verde, que tem por objetivo difundir a cultura da prevenção de acidentes no ambiente portuário.

O evento foi realizado em parceria com o Sest/Senat, OGMO e Sistema Fecomércio, e durante a ação foi ofertado um circuito de orientações sobre saúde bucal, mental e corporal; orientações preventivas sobre acidentes, incidentes, poluição e descarte de resíduos além de banco de flexibilidade, teste de colesterol, teste glicêmico e aferição de pressão arterial.

João Paulo Ribeiro Santana, diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná
Foto: Claudio Neves / Portos do Paraná

O diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Ribeiro Santana, enfatiza a importância do evento. “Quando nós falamos num horizonte de uma comunidade portuária de aproximadamente 13 mil pessoas com acessos diários registrados com até cinco mil acessos, é fundamental reforçarmos sempre e difundirmos a cultura de prevenção de acidentes de trabalho e também a cultura de autocuidado. Tão importante a gente prevenir um acidente de trabalho, é a pessoa fazer um aferimento de pressão arterial, por exemplo, pois isso pode salvar sua vida, com um cuidado simples”, disse o diretor, enfatizando que as práticas são fundamentais e que devem ser absorvidas por todos. “Estas práticas devem ser absorvidas desde os trabalhadores até os altos comandos das empresas que fazem parte da comunidade portuária”, completa.

O assessor especialista de Segurança e Saúde do Trabalho da Portos do Paraná, Felipe Zacharias, enfatiza que um dos objetivos é passar a mensagem do autocuidado. “O evento é uma ação que completa o Abril Verde, que é um mês comemorativo no Brasil para fomentar a questão do autocuidado. A prevenção da segurança, a cultura de segurança para que os trabalhadores tenham ações de forma a se prevenir e não sofrer nenhum tipo de acidente ou doença. O Saúde nos Portos, evento que estamos realizando, vem a completar o Abril Verde, é um convênio firmado entre o ministério da Infraestrutura e Sest/Senat que circulam todos os portos do país, e neste dia levando informações de meio ambiente, segurança do trabalho, saúde como um todo, bucal, mental e física para todos os trabalhadores que ingressam a operação portuária”, disse Felipe Zacarias.

O gestor da Unidade do Sest/Senat em Paranaguá, José Cândido Mader, comenta que apesar da unidade ser nova no município, com apenas poucos meses de atividades, já trabalha ofertando diversas atividades, cursos e serviços.  “Hoje com esta parceria estamos conseguindo juntar vários setores, como se pode ver aqui, estão sendo realizados exames de glicose, aferição de pressão, o próprio serviço do Sest/Senat que está aqui mostrando o seu trabalho. Visto isso, podemos dizer que trazemos um trabalho muito bom para a comunidade não só de transporte como para o portuário e a comunidade de Paranaguá”, enfatiza Mader.

A coordenadora de Saúde e Segurança do Ogmo, Karla Alves Santos, enfatiza que o evento visa a promover a segurança do trabalhador e a saúde do trabalhador. “Nós temos aqui ações de reconhecimento de riscos que faz parte da rotina do trabalhador portuário, para ele poder reconhecer estes riscos e assim se prevenir de acidente de trabalho e temos também algumas ações de prevenção da área de saúde, tudo isso visando a segurança do trabalhador e a saúde dele também. Estamos reforçando para o trabalhador, como nós fazemos sempre, que o mais importante é a prevenção, e ele conhecer os riscos é importante. Temos também uma ação de meio ambiente, onde ele pode contribuir com a coleta seletiva e a responsabilidade social somada a isso, pois um trabalhador com boa saúde e seguro, consegue ter um sucesso profissional e ter uma boa relação em casa alcançando seus objetivos”, comenta Karla.

Modesto Maria, trabalhador de limpeza na faixa portuária, foi o ganhador de uma TV sorteada no evento pelas boas práticas que realiza. “Eu fazia tudo certinho, usava o equipamento e deu certo eu ganhar”, enfatizou Modesto.