A Portos do Paraná iniciou na segunda-feira, dia 22, os procedimentos administrativos para a saída voluntária de 29 de seus mais experientes empregados. Eles cumpriram todos os requisitos burocráticos e estão no primeiro bloco de exonerações através do Programa de Desligamento Incentivado (PDI). Desde a semana passada, alguns eventos internos já começavam a marcar este momento, deixando saudades nos colegas de empresa pública pelo adeus desses portuários decanos.
Após um período de planejamento, o PDI foi colocado em prática em agosto do ano passado com a publicação de seu regulamento. Para aderir era necessário ter pelo menos dez anos de tempo de serviço na Portos do Paraná, menos de 75 anos e não ter nenhum tipo de impedimento conforme a norma do certame. Estão entre os beneficiados auxiliares de serviços gerais, operador de painel de comando, conferentes, assistentes administrativos, engenheiros, guardas portuários, mecânicos de manutenção e contador.
“É gratificante ter tido o trabalho e conhecimento que eles deixaram para nós. A gente agradece a todos, assim como o Porto se sente lisonjeado por ter tido a presença deles aqui, pelas contribuições que todos deixaram para a empresa. É uma vida, dá para escrever um livro. Alguns vivenciaram várias transformações aqui no Porto durante anos. Muitos aqui vão estar em outro trabalho, muitos vão se aposentar de vez e outros continuarão fazendo consultorias, mas cada um tem sua história”, destaca Marcos Bonoski, diretor Administrativo e Financeiro.
Quem tomou a decisão de sair, agradece aos companheiros pela parceria de tanto tempo. “Cheguei até aqui com o coração em paz e a certeza do dever cumprido. Hoje é o início do fim de uma grande história. Chega ao fim uma grande etapa da minha vida. A sensação que tenho hoje é que deixo uma casa onde morei por tantos anos, onde tive meu cantinho preferido, minha cadeira, minha mesa. Fazer parte da Portos do Paraná foi um sonho realizado”, aponta o assistente administrativo Joacir Moreira.
Ele, Nilton Costa e Lázaro Basso foram contemplados com uma festinha na sexta-feira pela manhã da Diretoria Administrativa e Financeira. Uma homenagem dos colegas do setor pelos serviços prestados. “Agradeço a todos, peço desculpas por alguma coisa, mas foi sempre com a intenção de fazer o melhor. Fico à disposição se precisarem de mim, mas a idade vai chegando e a gente precisa aproveitar para curtir a vida também”, diz Lázaro Basso, contador, explicando sua decisão de sair da empresa pública.
Já a Diretoria de Engenharia e Manutenção prestou homenagens a Admilson Lima e José Aloísio Martinelli. “Não gostaria de fazer uma despedida do Porto, mas chega uma hora em que você tem que ir embora, não adianta. São quase 43 anos de Porto e passa tão rápido que quando você vê, já passou. Falo para os jovens que pensam que tem muita coisa pela frente, mas é bem rápido. Agradeço a todos, foi muito bom trabalhar com vocês e muito obrigado a todos”, discursa Admilson.
Para Martinelli, foi mais um momento de emoção na Portos do Paraná. “Quero agradecer a homenagem que vocês me fizeram, não vou falar muito porque se não vou chorar, mas só agradecer do fundo do meu coração a todos os que estiveram por aqui nesses 40 anos”, finaliza. Além da indenização financeira pela adesão ao PDI, todos eles vão ficar ainda com o auxílio alimentação por 12 meses e plano de saúde por 24 meses. Nos próximos meses, está programado mais um bloco de desligamento.
Fonte: Portos do Paraná