O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, participou na quarta-feira, 24 e sexta-feira, 26, da Assembleia Geral de Oslo, na Noruega. O evento é promovido pela Associação Mundial para a Infraestrutura de Transportes Aquaviários (PIANC), uma organização não política e sem fins lucrativos, que reúne especialistas internacionais em questões técnicas, econômicas e ambientais relacionadas ao setor. Garcia representa o Brasil, enquanto presidente da Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH), junto com o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Eduardo Nery.
“O PIANC é um dos principais parceiros de governos e do setor privado na concepção, desenvolvimento e manutenção de portos, hidrovias e áreas costeiras. A associação reúne profissionais de todo o mundo para facilitar o crescimento do transporte marítimo”, destaca Luiz Fernando.
Essa é a primeira participação da Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH) na assembleia. O convênio entre as duas entidades foi firmado em 2022, quando a ABEPH e ANTAQ assinaram um Memorando de Entendimento com a PIANC. Em maio de 2023, foi formalizada a criação de uma Seção Nacional da Associação no Brasil. “Essas seções funcionam como um elo entre os membros qualificados da Associação em um determinado país e a sede da organização em Bruxelas. Sendo assim, é de responsabilidade da seção nacional atuar como intermediária entre órgãos gerenciais e técnicos da PIANC e os membros corporativos e individuais em seus países”, explica.
Conforme o documento, as instituições concordam em unir esforços para garantir o desenvolvimento e maior visibilidade ao setor aquaviário brasileiro diante do cenário internacional.
Fonte: Portos do Paraná