Na tarde de quinta-feira, 25, a Portos do Paraná recebeu o diplomata do Ministério das Relações Exteriores no Estado do Paraná, Paulo Fernando Pinheiro Machado, que foi recepcionado pelo diretor-presidente da empresa pública, Luiz Fernando Garcia.
Pinheiro Machado realizou a palestra com o tema “Cultura Marítima e Identidade Nacional”, no Auditório Emir Roth, no Palácio Taguaré. “A ideia é lançar o debate aqui em Paranaguá, que é uma cidade de um porto que tem demonstrado um desenvolvimento realmente impressionante e poder lançar o debate da importância da economia do mar, a importância da cultura marítima e a importância da nossa Amazônia Azul, para o desenvolvimento não só de Paranaguá, não só do porto, mas do Brasil inteiro”, destacou o diplomata.
Além de diplomata, Pinheiro Machado também é advogado, jornalista e escritor. Atualmente é vice-presidente da Comissão de Direito Internacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e representante institucional no Paraná. Membro da London Maritime Arbitrators Association (LMAA) e perito do Centro de Estudos de Política e Estratégia da Marinha do Brasil (CEPE-MB), o último livro lançado é “Centelhas de Tempestade: a diplomacia em um mundo em transformação” (Saraiva).
Ao final de sua fala, os participantes do evento puderam fazer perguntas, o que gerou várias interações sobre o tema em questão. Os assuntos levantados eram em relação ao porto paranaense, sendo um dos principais elos de comunicação do país com o mundo. “A gente pode trazer essa ideia de olhar para o mar, olhar para a nossa economia marítima e olhar para o mundo através do mar que o porto nos permite. O Porto de Paranaguá já está numa posição de vanguarda, o porto já está saindo na frente, já tem desenvolvido as suas soluções tecnológicas próprias e entra agora no cenário internacional de uma forma competitiva, e é um pouco a lição de casa, de um corredor que está na “pole position”, é manter a sua posição, que é um desafio específico, mas é com grande orgulho que a gente vê o porto saindo na frente aqui”, relatou o diplomata do Ministério das Relações Exteriores no Estado do Paraná, Paulo Fernando Pinheiro Machado.
PORTOS DO PARANÁ
O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, que abriu o evento e apresentou o palestrante, disse da importância do tema e também de se discutir com os colaboradores da empresa pública.
“Primeiramente é uma satisfação receber aqui o Dr. Paulo Machado, um dos mais brilhantes quadros que a nossa diplomacia brasileira tem hoje, e ele nos brindando, trazendo toda a sua experiência, toda a sua visão global sobre a economia marítima, sobre o nosso futuro. Então, aqui, pudemos despertar, não só nós, mas o nosso corpo de colaboradores, a comunidade portuária presente, para ter uma identificação um pouco maior, que uma ação nossa aqui, ela reflete diretamente num mundo totalmente conectado”, disse.
Garcia avaliou a temática da palestra apresentada na tarde de quinta-feira, 25, e ao mesmo tempo frisou a importância de trazer palestrantes no porto e enriquecer o conhecimento de toda comunidade portuária. “Então, essas discussões para que nos coloquemos sempre na vanguarda, no mercado tão competitivo, é super importante, e faz parte do nosso papel incentivar, trazer boas pessoas aqui, com palestras, com provocações excelentes para que todos nós sempre fiquemos atentos e também tenhamos consciência da nossa importância frente a um papel na logística nacional”, finalizou.
O PALESTRANTE
Paulo Fernando Pinheiro Machado é diplomata, jurista, historiador, escritor e financista. Viveu em vários países e desenvolveu vasta experiência em questões internacionais de alta complexidade, especialmente como encarregado de Negócios do Brasil em Praga e em Copenhague. É 2.º vice-presidente da Comissão de Direito Aduaneiro, Marítimo e Portuário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), membro das comissões de Direito Internacional do IAB e da OAB/PR, e membro honorário da Comissão Especial de Direito Marítimo, Aeronáutico, Portuário, Aduaneiro e Hidroviário e da Comissão de Relações Internacionais e Integração do Mercosul da OAB/RS.