Na segunda-feira, 1.º, a equipe da delegacia de Proteção ao Meio Ambiente do Estado visitou o Porto de Paranaguá. O encontro inicial aconteceu no Palácio do Taguaré e teve a presença do delegado-chefe, Guilherme Luiz Dias, dos agentes de Polícia Judiciária, Vanessa Dourado e Eduardo Antonini, e da representante do setor administrativo, Juliana de Oliveira.
A equipe foi recepcionada pelo diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, e pelo diretor de Meio Ambiente, João Paulo Santana. “Os benefícios são somar esforços em prol do meio ambiente. Eles nos visitam para entender o nosso funcionamento, para saber quais são as atividades que a gente desenvolve e, possivelmente, estabelecermos a partir de agora uma parceria que tenham atividades em conjunto, tanto nos monitoramentos quanto na fiscalização na área ambiental”, enfatizou Santana.
Durante o encontro, os visitantes conheceram os diversos programas socioambientais e focados em meio ambiente realizados pela empresa pública no litoral paranaense. Entre eles estão o programa de gerenciamento de resíduos e de monitoramento de emissões atmosféricas, o monitoramento da qualidade dos sedimentos, além dos projetos em andamento utilizando princípios de permacultura e de compostagem nas comunidades.
“Os portos do Paraná têm um trabalho importantíssimo na conservação do meio ambiente e o nosso objetivo é contribuir para que o trabalho da Polícia Civil com a investigação e preservação do meio ambiente possa, de forma conjunta, estreitar laços e fortalecer o combate a crimes ambientais aqui na área protegida pela Portos do Paraná”, sinalizou o delegado.
Atualmente, a delegacia é focada nos crimes contra a fauna, tráfico de animais, crimes demonstrados em animais, extração ilegal de madeira, no corte de árvores nativas, e, sobretudo, o comércio ilegal de palmitos, os palmiteiros. Após a reunião no Palácio do Taguaré, o grupo visitou o cais do Porto de Paranaguá para conhecer a estrutura local.
Fonte: Portos do Paraná