O Grupo Cotriguaçu é do oeste do Paraná, que investiu há exatos 50 anos no terminal da empresa em Paranaguá. No último ano, as novidades foram os investimentos voltados para a agilidade e confiabilidade dos processos com a visão voltada para os negócios e também para a cidade.
Entre os mais novos investimentos estão o Pátio de Caminhões, no qual hoje tem condições de receber os motoristas com comodidade, evitando o congestionamento nas vias próximas da empresa, especialmente a Avenida Cel. José Lobo. Foram cerca de R$20 milhões aplicados para o projeto que hoje já colhe resultados.
“Estamos muito felizes em celebrar os 90 anos do Porto de Paranaguá com muitas novidades. No ano passado, investimos no Pátio de Caminhões, que a gente acredita que seja um terminal interno portuário graneleiro mais estruturado e tecnológico do Brasil. São 120 caminhões que cabem dentro do pátio com iluminação, banheiro, sistema de drenagem e toda tecnologia envolvida, duas balanças de 30 metros novas, totalmente automatizada”, disse o gerente geral do Terminal Portuário da Cotriguaçu, Rodrigo Buffara Farah Coelho.
A entrada dos caminhões foi refeita, com novas guaritas para poder dar melhor fluxo e segurança aos carros que trafegam na avenida na qual está localizada a empresa.
O investimento já deu retorno com a aprovação dos clientes. “Estamos indo além do que o porto nos exige, as certificações a gente já têm, as normas já são cumpridas, agora estamos indo além, a gente entende que é preciso fazer mais para fazer com que a qualidade do serviço atinja os clientes. Isso tem sido aceito pelo mercado como um todo, os clientes têm prestigiado a gente por isso”, frisou Rodrigo.
Rodrigo também é delegado regional da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP). “Celebramos esses 90 anos do Porto em um relacionamento muito saudável com a autoridade portuária, a comunidade portuária como um todo, a equipe é muito unida, profissional, deixando de lado as competições estratégicas e vendo o porto como um todo. Esse é um ganho que conseguimos ao longo dos anos”, destacou Rodrigo.

Safra
O segmento do corredor de exportação está animado para a safra de 2025. “Há uma safra recorde para ser colhida, com 10% a mais do que no ano passado, 325 milhões de toneladas devem ser colhidas neste ano e nós já estamos com o line up (fila de navios) de quase três milhões de toneladas. É um ano que teremos que nos preparar porque a gente tem uma perspectiva muito melhor do que a do ano passado”, completou Rodrigo.
Logística
O coordenador de Logística na Cotriguaçu, Reinaldo de Oliveira Silva, está há 27 anos na empresa. “O fluxo de caminhões é cada vez mais intenso em Paranaguá, mais rodoviário e menos ferroviário, e o porto precisa estar em harmonia com a sociedade. Os caminhões saem do Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá e ficam nas vias públicas e nós nunca lidamos bem com isso, porque você cria um impacto para quem precisa se locomover, afeta o direito de ir e vir das pessoas”, declarou Reinaldo.

Ele explicou como a área, que antes era um campo de futebol, se tornou o Pátio de Caminhões.
“Tínhamos um campo de futebol que foi desativado e fizemos um projeto para que o campo virasse um Pátio de Caminhões. Assim, os caminhões que saem do Pátio de Triagem direto para o Pátio da Cotriguaçu. O espaço foi todo concretado, com iluminação de LED, é a tecnologia à serviço do negócio”, afirmou o coordenador de Logística.
Reinaldo reitera que o empreendimento foi finalizado neste ano e agora passa a operar com tecnologia da informação para orientar os motoristas via mensagem. O sistema começa a operar em sua totalidade este ano. Mas, os benefícios já podem ser observados.
“O primeiro é não criar congestionamento na Av. Cel. José Lobo, a mobilidade urbana melhorou muito. O segundo ponto é ter uma capacidade de descarga mais forte. Quando a gente criou o Pátio de Caminhões, nós tínhamos uma dificuldade enorme de ter performance de descarga na madrugada, agora eles começaram a vir nesse horário, porque sabe que vai encontrar segurança”, observou Reinaldo.
Descarga Inteligente
O projeto Descarga Inteligente, implantado na Cotriguaçu, em Paranaguá, começou a ser pensado há cerca de três anos e teve a participação dos colaboradores, como explicou o coordenador Administrativo Financeiro da empresa, Josias Rodrigues Filho. Em fevereiro de 2025, já funcionava em fase de testes.

“Já faz três anos que estamos trabalhando nesse projeto, que traz confiabilidade aos processos. Desde a entrada dos caminhões é feita a leitura da Tag, o balanceiro confirma se o motorista está no Gate e vai para a balança. O caminhão chega perto da balança e já é reconhecido, a cancela é liberada, faz a pesagem automatizada, segue todo o trajeto para as moegas. Dentro das moegas, fizemos algo espetacular que é o direcionamento da carga para o armazém. Esse direcionamento era feito de forma bem manual, com a tecnologia, se reconhece o produto que está no caminhão e consegue identificar se está na moega certa”, disse Josias.
Também se evita a questão do cruzamento de carga, o que é chamado de contaminação cruzada. Também houve a redução do uso de papéis, gerando mais sustentabilidade para a empresa.
“O projeto ficou muito interessante, sustentável e tecnológico”, acrescentou Josias.
Segundo ele, a ideia envolveu todos os setores da empresa. “Nosso maior ganho foi esse, envolver tanto a alta direção, quanto os colaboradores que estão lá executando. Hoje, todos fazem parte disso, eles sabem descrever o que é a Descarga Inteligente e para o que serve. Esse envolvimento é um dos pontos de sucesso do projeto. Isso para a empresa é muito importante, pois dá o sentimento de pertencimento, de ‘eu sou Cotriguaçu’, é muito gratificante”, afirmou Josias.