Portos do Paraná

Corrida do Porto reuniu mais de 1,7 mil atletas em uma manhã de esporte e superação

Evento movimentou a área portuária e toda a cidade na manhã de domingo, 9

corrida do porto

O sol ainda não tinha saído na manhã de domingo, 9, e os atletas já chegavam ao Porto de Paranaguá para a 2.ª Corrida do Porto. O evento reuniu 1.757 atletas, incentivando a prática de atividade física e promovendo maior interação entre o porto e a comunidade, além de movimentar a toda a cidade. 

Foram duas mil inscrições recebidas para a participação em três modalidades: corridas de 5 e 10 quilômetros e caminhada. Os atletas tiveram uma experiência diferente dentro de um dos maiores e mais movimentados portos brasileiros. 

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, lembrou que esta edição da Corrida teve as inscrições encerradas 42 dias antes do término devido ao interesse do público. 

“A sociedade entendeu a importância que é um momento de alegria, um momento de fortalecimento da relação porto-cidade e de solidariedade também. Nós arrecadamos mais de 20 toneladas de alimento e todas serão revertidas às famílias carentes do nosso litoral. Nós temos um valor também que foi arrecadado em prol das vítimas do Rio Grande do Sul. É uma grande corrida de celebração ao aniversário do porto, a relação do porto com a comunidade, enfim, relação também do orgulho que é termos um porto aqui no Estado do Paraná, em especial em Paranaguá”, afirmou Garcia.

Ele ressaltou que a Corrida do Porto já faz parte do calendário de eventos da cidade e será realizado anualmente. “O que representa ou o que dá essa indicativa que pode virar uma tradição é o apelo do público. E foi muito bom, nós abrimos as inscrições e 40 dias antes do dia da prova todas estavam encerradas, isso demonstra que a população aceitou muito bem.  Nós podemos olhar aqui muitas famílias, todas correndo, olhando um pouquinho o porto por dentro”, acrescentou Garcia.

sb4fv5a
O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex; o secretário Nacional de Portos, Alex Sandro Ávila; e o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, deram aos boas-vindas aos participantes

O secretário de Infraestrutura e Logística do Estado do Paraná, Sandro Alex, disse ser uma honra receber o público no porto mais eficiente do Brasil. 

“Ao longo de todo o ano nós geramos a economia do Estado, uma movimentação recorde e, nesse dia, a oportunidade de você compartilhar uma beleza que é essa baía de Paranaguá com essa magnitude que é a estrutura do porto. Assim como em todas as corridas as pessoas têm a visão de poder compartilhar grandes cidades, capitais mundiais, nós também temos um cartão postal. Esperamos que o evento continue sendo uma referência”, afirmou Sandro Alex.

O secretário Nacional de Portos, Alex Sandro Ávila, que é parnanguara, também prestigiou a Corrida destacou a iniciativa inédita da Portos do Paraná e disse que outros portos já têm copiado a ideia de levar atletas para dentro do cais. 

“Esse evento tem um simbolismo muito grande. Em especial, toda essa conexão que a gente traz com o Porto é um ativo de todos os paranaenses. O porto do Paranaguá é um dos maiores e mais importantes do País. Quando a gente chega em um evento como esse e vê o nível de relacionamento, o volume de gente que tem participando, é algo muito legal, muito interessante. E até falando agora como secretário de portos, é algo que a gente quer ver se consegue disseminar, incentivar e motivar para que os outros portos promovam ações como essa da Corrida”, enfatizou Ávila.

Promoção da saúde

pmermvt
“É fantástico ter a oportunidade de ter um evento assim na nossa cidade”, disse a personal trainer, Patrícia Andrade

A personal trainer, Patrícia Andrade, fez o aquecimento dos atletas antes da corrida. “É fantástico ter a oportunidade de ter um evento assim na nossa cidade, nesse cenário maravilhoso e chamar para a saúde, energia, vibrações positivas e ainda poder ajudar várias pessoas com as toneladas de alimentos arrecadados mais a ajuda para o Rio Grande do Sul. Enquanto promotora de saúde e atividade física é fantástico fazer parte disso”, comentou Patrícia.

Vencedores da Corrida do Porto

O porteiro Davi Altino comemorou a segunda vitória seguida na Corrida do Porto. Vencedor nos 10km, na primeira edição ele venceu na categoria 5km. “Eu quero agradecer a Deus, as pessoas que me apoiam e a organização por essa grande prova. Mais uma vez estou feliz em poder participar. Valeu demais!”, destacou Davi.

Na categoria feminina de 10km, a vitoriosa foi a farmacêutica e digital influencer, Thalya Hillebrant. “O clima estava super bom, a paisagem linda, a vibe das pessoas incrível. E eu acabei fazendo o meu melhor tempo nos 10Km. Com certeza essa prova vai ficar para a história. Foi uma das melhores provas da minha vida”, destacou Thalya.

A atleta na categoria 5km, Kellen Miguel, comemorou a vitória. “Eu estou muito feliz, é uma emoção. A gente demonstra para as pessoas, para as mulheres, principalmente, que tudo é possível. É a primeira vez que eu corro aqui dentro do porto e foi uma sensação única, que eu vou guardar na memória”, destacou Kellen.

O treinador, Cristiano Ribeiro, venceu na categoria 5km. “Eu gostei bastante da prova. O percurso bem plano, é bom para a fazer um tempo bacana. E hoje essa vitória eu dedico ao meu pai. Hoje é aniversário dele, ele faz 75 anos, e hoje eu corri por ele. Desde pequeno ele me incentiva, e hoje faz 26 anos de esporte que eu estou aí nessa vida corrida”, disse Cristiano.

Dalva Aparecida Salles, 69 anos, venceu na categoria 5km na faixa etária 65. “Foi muito bom, você vai apreciando a paisagem, foi muito legal a corrida. Agora vai ficar na memória para sempre. Teve uma hora que o trem apitou na largada e, nossa, arrepiou. É muito legal”, comemorou Dalva.

Inclusão na prática

Eles tiveram isenção na taxa de inscrição e deram um show de incentivo e inclusão ao público. O grupo Pernas Solidárias CWB participou da Corrida do Porto com 15 integrantes e outros 15 condutores de cadeira de rodas. 

pzastg u
 O grupo Pernas Solidárias CWB participou da Corrida do Porto com 15 integrantes

Sayuri Yamada, mais conhecida como Japa Pernas CWB, trabalha há cinco anos formalizando a inclusão na prática, com todas as deficiências em corrida de rua. Hoje, o grupo já formou 900 condutores. “Corremos com 15 triciclos. Eles passam pela formação, montagem, desmontagem. São dois modelos de triciclos produzidos no Brasil, e também como conduzir com segurança”, contou Sayuri.

Essa é a primeira vez que participam da Corrida do Porto. “Não podemos estar presentes no ano passado. Fizemos uma participação gigantesca na Maratona de Curitiba. Esses eventos são uma possibilidade dos nossos deficientes poderem conhecer um local diferente, a vida é bastante restrita para eles. É uma alegria poder trazer essa inclusão na prática, em uma nova cidade”, concluiu Sayuri.

Reconhecimento

Desde 12 de dezembro de 2023, a Corrida do Porto faz parte do calendário de eventos de Paranaguá. A Lei nº 4.375 foi sancionada pela Câmara do município. O evento também foi reconhecido e premiado internacionalmente na Exposição e Convenção Anual da Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA), nos Estados Unidos, em 2023. A empresa pública venceu na categoria “Eventos Especiais” pela promoção da Corrida do Porto e a ligação com a comunidade.

Você também poderá gostar

Corrida do Porto reuniu mais de 1,7 mil atletas em uma manhã de esporte e superação

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Corrida do Porto reuniu mais de 1,7 mil atletas em uma manhã de esporte e superação

Portos do Paraná

Os Portos do Paraná são um complexo portuário, formado pelos portos de Paranaguá e Antonina.