A comunidade portuária que atua nos portos do Paraná vai doar R$ 875 mil para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul (RS). A iniciativa da Portos do Paraná uniu, ao todo, 17 empresas, sindicatos, cooperativas e outros órgãos que atuam nos portos paranaenses que, com apoio do Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR), farão doações para compra de acordo com a necessidade daquele momento.
“Esta é uma ação genuína em prol dos nossos irmãos do Rio Grande do Sul, algo extremamente necessário pois qualquer um de nós poderia estar passando pela mesma situação. Além disso, as doações refletem a missão da Portos do Paraná que é a de zelar pelo bem das nossas comunidades”, enfatizou o diretor-presidente da empresa pública, Luiz Fernando Garcia.
Para agilizar a compra dos materiais foi criado uma espécie de fundo virtual e as empresas serão responsáveis por administrar os valores, comprar e definir a logística de entregas. Assim, com a indicação do MPOR em relação aos materiais e quantidades necessárias, as empresas farão a aquisição.
“A Portos do Paraná mobilizou a comunidade portuária, que prontamente aceitou participar desta ação humanitária em prol das milhares de vítimas da tragédia vivida no Rio Grande do Sul. Agora, em conjunto com as empresas e com o Ministério de Portos e Aeroportos estamos planejando todo o processo logístico para entrega das doações”, destacou o secretário geral da Presidência da Portos do Paraná, Felipe Gama.
Corrida do Porto
Do valor total que será doado às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul, R$ 75 mil foram arrecadados com a abertura do lote extra aberto pela Portos do Paraná no início de maio especificamente para este fim, com mais 500 inscrições, para a Corrida do Porto.
O primeiro lote de 1.500 inscrições também tem cunho beneficente, uma vez que todo o valor será revertido em cestas básicas para família de baixa renda do litoral paranaense O evento é o único no mundo a ser realizado dentro do cais de um porto e acontecerá no dia 09 de junho. São 3 modalidades: caminhada, 5 e 10 km. Com primeiro e segundo lote, são 2 mil inscritos.
As doações foram feitas por diferentes setores com atividades no complexo portuário de Paranaguá e Antonina:
Agrária (Cooperativa Agrária Agroindustrial)
Cargill
Cattalini Terminais Marítimos S.A.
Centro Sul Serviços Marítimos
Cotriguaçu (Cooperativa Central Regional Iguaçu)
Engine Brasil
FTSpar
Grupo Interalli
Harbor Operações Portuárias
Liquipar Operações Portuárias
PASA Operações Portuárias
Portos do Paraná
Praticagem do Paraná
Rocha Terminais Portuários e Logística
SINDAPAR (Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado do Paraná)
Terin Terminais Inteligentes
TUCUMANN Engenharia e Empreendimentos
Fonte: Portos do Paraná