Portos do Paraná

Com foco no impacto socioambiental positivo, Portos do Paraná recebe a “Coalizão pelo Impacto”

Empresa pública apresentou em reunião o seu Comitê de Inovação (CINOV)

1 comite de inovacao portos parana

“Essas reuniões são itinerantes, e dessa vez, realizamos este encontro no prédio administrativo do cais, para que todos tivessem uma visão da nossa faixa portuária e da operação", afirma Pedro Cordeiro, coordenador de Comunicação, Educação e Sustentabilidade da DMA da Portos do Paraná (Foto: Claudio Neves/Gcom Portos do Paraná)

Na terça-feira, 26, o Porto de Paranaguá recebeu em sua sede administrativa, o Palácio Taguaré, a “Coalizão pelo Impacto”, uma ação que reúne representantes do setor público e privado junto à sociedade civil com foco na realização de um ecossistema de negócios voltado à inovação e ao impacto positivo no contexto social. A Portos do Paraná é um dos integrantes do conselho da coalizão e, na ocasião, pode apresentar aos presentes o seu Comitê de Inovação (CINOV) e programas de modelo de negócios. 

Segundo a Portos do Paraná, a empresa pública atua na transformação de desafios socioambientais em oportunidades, bem como na inspiração de empreendedores. De acordo com a assessoria, além do CINOV, foram demonstrados programas que foquem modelos de negócios voltados a investimentos que sejam feitos em conjunto com a conservação. 

“Essas reuniões são itinerantes, e dessa vez, realizamos este encontro no prédio administrativo do cais, para que todos tivessem uma visão da nossa faixa portuária e da operação. É uma forma de mostrar como o porto funciona na prática”, afirma Pedro Cordeiro, coordenador de Comunicação, Educação e Sustentabilidade da Diretoria de Meio Ambiente (DMA) da Portos do Paraná e representante da empresa pública no Conselho da entidade.

De acordo com ele, a coalizão e o encontro possuem relação direta com a atuação da Portos do Paraná em projetos com as comunidades locais. “Temos vários programas que desenvolvemos aqui e que promovem um impacto socioambiental positivo, que se alinham com os projetos desenvolvidos pela Coalizão, como o incentivo à produção local de agricultores do entorno e as iniciativas de fomentar um comércio mais justo para o pescado local”, afirma o coordenador.

Coalizão pelo Impacto em Paranaguá

Segundo Bryan Müller, coordenador da Coalizão pelo Impacto em Paranaguá, a iniciativa atua junto a instituições nacionais e internacionais influenciando positivamente ecossistemas locais de negócios.  “Desde 2022, a Coalizão tem essa proposta de fortalecer os ecossistemas de impacto positivo. E, o que é isso? É preparar aceleradoras, incubadoras, hubs de inovação, o Sistema S, as universidades, o setor público e o setor privado, para, juntos, apoiarmos os negócios de impacto social ou ambiental”, detalha.

Entre os presentes na reunião estiveram representantes do Instituto Federal do Paraná (IFPR), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e outras instituições acadêmicas.  “A partir dessa articulação, de formação, de fomento e de conexão com diversos atores, queremos fortalecer esse ecossistema. Temos a previsão de até o final de 2026 construir um ecossistema maduro, que envolva diversas instituições não só de Paranaguá, mas de todo o litoral”, afirma Müller.

CINOV

Segundo a assessoria, o CINOV da Portos do Paraná foi apresentado e poderá colaborar com a Coalizão pelo Impacto e seus projetos, algo que, em um primeiro momento, focará a compreensão de como o trabalho está sendo feito e como poderá ser realizada esta inserção. “O conceito da Coalizão de incentivo às iniciativas de impacto e programas de economia circular traz benefícios financeiros e socioambientais para a comunidade local. A Portos do Paraná se insere como uma possível potencializadora desses projetos também”, finaliza o coordenador de Monitoramento e Qualidade da DMA e também coordenador do CINOV, Vader Braga.

Com informações da Portos do Paraná


Com foco no impacto socioambiental positivo, Portos do Paraná recebe a “Coalizão pelo Impacto”Avatar de Leonardo Quintana Bernardi

Leonardo Quintana Bernardi

Editor-chefe da Folha do Litoral News. Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.

Com foco no impacto socioambiental positivo, Portos do Paraná recebe a “Coalizão pelo Impacto”

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar