Portos do Paraná

André Pioli faz balanço positivo da Portos do Paraná em 2023

Diretor empresarial destacou relação positiva com a cidade, navios de passageiros, recordes de movimentação e prêmios conquistados

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Na manhã da sexta-feira, 22, o diretor empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, concedeu coletiva para a imprensa local onde fez um balanço positivo da atuação da empresa pública em 2023, traçando objetivos e obras importantes para 2024. Em pauta, os prêmios nacionais e internacionais obtidos pelo Porto neste ano, recorde de movimentação, que será alcançado ainda em dezembro, relação positiva junto à comunidade de Paranaguá e ao litoral, vinda dos navios de passageiros e impulso no turismo e economia local e avanços e obras traçadas para 2024, entre elas o novo Moegão e a revitalização da Avenida Ayrton Senna.

“Foi um ano de muitas conquistas, um ano de construção em que o Porto ganhou muito e Paranaguá e o litoral também. A chegada do navio de passageiros, uma conquista de muitos anos, o sonho do litoral do Paraná em ver o turista chegar aqui se concretizou em 2023, além disso foram muitas as obras de investimento que o Porto fez, conquistas que o Porto junto à cidade conseguiram efetuar para a nossa população”, afirma André Pioli. “A expectativa em 2024 é de mais construção, de mais companhias de turismo chegando, de mais linhas de navios cargueiros”, ressalta.

De acordo com o diretor, 2023 será um ano histórico com relação à movimentação nos portos de Paranaguá e Antonina. “A próxima notícia que vocês vão ter, que eu quero dar este furo já adiantando, são muitos milhões de toneladas de mercadorias movimentadas pelos Portos do Paraná. A  gente vai passar dos 63 milhões de toneladas, o que representa um marco grande. Quando chegamos na empresa pública em 2019 a gente estava com  poucos mais de 50 milhões de toneladas movimentadas, passamos dos 63, isso representa uma movimentação econômica gigantesca na cidade, pagamento de muitos impostos, empregos gerados, então foi um ano de conquista da Portos do Paraná e para o litoral, especialmente para Paranaguá”, acrescenta.

Navios de passageiros

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“Isso representa ganho, emprego e renda. Lembrando que o turista que chega aqui precisa de um hotel, ir na padaria, de farmácia, precisa se abastecer no nosso comércio, o que gera emprego e renda à nossa população”, ressalta André Pioli (Foto: Alessandro Vieira/CC)

Pioli salientou a vinda do navio MSC Lirica e no sábado, 23, a primeira chegada do navio MSC Musica, nessa temporada de cruzeiros no litoral paranaense. “Isso representa ganho, emprego e renda. Lembrando que o turista que chega aqui precisa de um hotel, ir na padaria, de farmácia, precisa se abastecer no nosso comércio, o que gera emprego e renda à nossa população. É isso que estamos trabalhando, para que a população parnanguara tenha o bônus da movimentação portuária, além do emprego e do seu sustento”, ressalta. 

2024

“Iremos trabalhar para manter o ritmo. Não vai ser fácil, pois o ritmo de 2023 foi muito grande onde mais uma vez a Portos do Paraná foi considerada a melhor gestão portuária do Brasil pela quarta vez consecutiva, pela quarta vez fomos chamados também para palestrar na COP pelos cuidados ao meio ambiente, um prêmio internacional sobre a relação Porto e cidade. 2023 foi um ano magnífico, de muitas coisas boas”, acrescenta o diretor empresarial.

Um ponto destacado por Pioli foi o início da revitalização da Avenida Ayrton Senna em 2024, algo que será inserido na nova concessão de pedágio da BR-277 e solicitado pela Portos do Paraná. “A partir de fevereiro ou março eles terão que trabalhar e começar a mexer nisso. Esse projeto vai fazer as obras acontecerem na Avenida Ayrton Senna por inteiro e também na Avenida Bento Rocha, na manutenção da via que será cuidada pela nova concessionária. Essa foi uma conquista de 2023 que vai ser inserida em 2024”, acrescenta.

“Temos também o projeto de Moegão, que vai realizar um aumento de capacidade no fluxo de trens na nossa cidade com mais vagões, composições maiores, carregamentos mais rápidos, diminuindo de 16 intersecções na cidade para apenas cinco. São grandes projetos, muito caros e que representarão um investimento de recursos muito grande para que a população possa ter uma vida melhor e a logística seja aprimorada”, destaca André Pioli.

 A  gente vai passar dos 63 milhões de toneladas, o que representa um marco grande. Quando chegamos na empresa pública em 2019 a gente estava com  poucos mais de 50 milhões de toneladas movimentadas”, afirma o diretor empresarial (Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná)

Relação Porto – Cidade

Segundo André Pioli, a relação positiva entre o Porto e a cidade visa a melhoria da qualidade de vida da população de Paranaguá e Antonina. “Em muitos anos não existia essa relação, então o Porto trabalhava na movimentação de carga e ponto final e a cidade se virava com o emprego que a cidade gerava e era só isso. Hoje nós temos obras acontecendo na cidade, os impostos que são pagos na cidade, os navios de passageiros que chegam com o objetivo de fazer essa relação, tudo isso com um cuidado diferenciado que visa inserir na população de Paranaguá e Antonina o gosto pelo Porto, isso é feito trazendo o jovem para conhecer o Porto, desenvolvendo nas crianças e adolescentes a vontade de um dia trabalhar no Porto, mostrar que o Porto tem potencial para poder sustentar a família deles com o trabalho”, salienta. 

Mensagem à população

“Esperamos que o ano que vem seja um ano de muita construção, solidez, como foi em 2023. Desejo um feliz Natal, um feliz Ano Novo, e desejo que tudo de melhor o morador de Paranaguá, de Antonina e do litoral do Paraná possa ter junto com a Portos do Paraná e junto com cada cidade que está inserida no litoral do nosso Estado”, finaliza o diretor empresarial André Pioli.

André Pioli faz balanço positivo da Portos do Paraná em 2023

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André Pioli faz balanço positivo da Portos do Paraná em 2023

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.