O Porto de Paranaguá recebeu, no sábado, dia 2 de setembro, 76 alunos da Universidade Estadual – Campus Paranaguá. A visita contou com a presença dos estudantes do 1.° ao 4.º ano do Curso de Ciências Contábeis, que puderam fazer um tour pela faixa portuária e ter uma visão geral de como funciona toda a estrutura logística, além de conhecer o Palácio Taguaré e as práticas administrativas da empresa pública.
“Só temos que agradecer a Portos do Paraná pela experiência. Agradecemos também a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e a Viação Rocio Ltda, que nos forneceram transporte gratuitamente para que fosse possível conhecer a faixa portuária em segurança e com conforto. Essa visita Técnica foi uma ação muito relevante para o aprimoramento da formação dos discentes do Curso de Ciências Contábeis do Campus de Paranaguá da Unespar”, ressaltou o professor Dr. Raphael Camargo, coordenador do Curso de Ciências Contábeis.
De acordo com ele, foi uma realização extraordinária a Portos do Paraná abrir este espaço. “Nossos acadêmicos complementarem seus conhecimentos. Puderam ver a estrutura física na visita ao cais, identificar itens patrimoniais como ativos imobilizados e visualizar o funcionamento das operações, o cuidado com as questões ambientais, de acesso e de segurança do trabalho, além da percepção dos múltiplos atores envolvidos e os nexos que permitem o funcionamento de toda a estrutura”, destacou.
Na faixa portuária, os acadêmicos conheceram sobre a funcionalidade dos shiploaders, esteiras transportadoras e os demais componentes que movimentam cotidianamente o Porto, como também, quais são os principais investimentos públicos e privados.
“Ao longo da visita, foi possível observar a grandiosidade das instalações e dos maquinários, bem como a preocupação da instituição quanto à segurança portuária, sobretudo, no que se refere ao controle de acesso de pessoas e veículos que adentram as áreas de influência do porto. E, muito mais que isso, notou-se o compromisso da administração em garantir a segurança dos trabalhadores e a preservação ambiental”, avaliou Nathalia Viana Banczynski, acadêmica do 2.° ano de Ciências Contábeis.
Para Gustavo Carneiro Alves, calouro de Ciências Contábeis, foi gratificante visitar o porto. “Apesar de estar garoando, era possível observar algumas operações sendo realizadas, assim como os tipos de embarcações e equipamentos utilizados. Na palestra foi possível observar várias informações atuais, mas uma grande quantidade de informação sobre a contabilidade do porto, mostrando a importância com a qualidade da contabilidade, seja no seu exercício e em seus detalhes, sendo um ótimo exemplo para os novos contadores”, apontou.
Ao chegarem no prédio Palácio Taguaré, os estudantes assistiram à palestra do Gerente Contábil Rodrigo Neris Cavalcanti. Na ocasião, Cavalcanti apresentou uma explanação institucional sobre a Administração dos Portos de Paranaguá, abordando desde a infraestrutura do Porto até as demandas da Contabilidade em plenitude.
“É uma satisfação e uma alegria poder receber alunos da Instituição que me formou. A Portos do Paraná tem se dedicado a manter as postas abertas à comunidade em geral e receber uma parcela importante da comunidade acadêmica para compartilhar um pouco da nossa prática profissional é uma experiência enriquecedora não só para os visitantes, mas para nós também”, disse Cavalcanti.
O coordenador da Infraestrutura e Comunicação, José Carlos Bom de Oliveira, foi o guia no tour pelo cais comercial do porto. “Percebo, ao longo desses quase 5 anos na Portos do Paraná, que há poucas visitas à nossa instituição dos colégios e faculdades de Paranaguá e região, apesar da magnitude e complexidade da administração da empresa. As palestras e visitas a nossa empresa abrem os olhos dos jovens no que tange a oportunidade de empregos diretos e indiretos”, analisou.
Estavam também presentes nessa visita o Coordenador do Curso Dr. Raphael Vinicius Weigert Camargo, as professoras Dra. Rita de Cássia C. P. Camargo, a Me. Ellen Joana Nunes Santos Cunha e o professor Alexandre Cesar Rosa.
Fonte: Portos do Paraná