Foi realizada na tarde do dia 1.º de janeiro de 2025, a solenidade de posse dos vereadores eleitos no Palácio Carijó, sede da Câmara Municipal de Paranaguá, assim como a Sessão Solene de Instalação da 19.ª Legislatura do Município, período 2025/2028. Durante a cerimônia, também foi realizada a composição da nova Mesa Diretora.
- Conheça os vereadores eleitos em Paranaguá
- Adriano Ramos, Fabiana Parro e vereadores eleitos de Paranaguá são diplomados em Cerimônia Solene pela Justiça Eleitoral
Os vereadores são responsáveis por elaborar e propor leis. Eles podem decidir, sobre a criação de políticas públicas, têm a obrigação de fiscalizar o uso do dinheiro pelo Executivo e analisar a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelece as despesas do ano seguinte do município.
Tomaram posse nesta quarta-feira, 19 vereadores, entre eles:
- Adalberto Marcos de Araújo (Republicanos),
- Aldo José das Neves (MDB),
- Antonio Ricardo dos Santos (PP),
- Edilson Caetano (REPUBLICANOS),
- Eduardo Costa de Oliveira (PODEMOS),
- Francisco Carlos Busmaier (Chiquinho)(UNIÃO),
- Gisleine Bento Silva (Lena da Farmácia) (REPUBLICANOS),
- Fábio Santos (PSDB),
- Giovanne Martins (NOVO),
- Halleson Stieglitz (UNIÃO BRASIL),
- Irineu Cruz (UNIÃO BRASIL),
- Lindonei do Nascimento (PSD),
- Luiz de Sá Maranhão Neto (PL),
- Marcelo Correa da Costa (Péke Bocudo) (REPUBLICANOS),
- Márcio Mesquita (Marcio Gigante) (REPUBLICANOS),
- Marilis Rocha da Silva (Mari Leite) (Agir),
- Renan Britto (PP), Tenile Xavier (PSD) e
- Welington Frandji (PODEMOS).
Permanecem na Câmara de Paranaguá oito vereadores, conforme eleição realizada em outubro de 2024:
- Luizinho Maranhão,
- Renan Britto,
- Irineu Cruz,
- Wellington Frandji,
- Fábio Santos,
- Lindonei Santos,
- Adalberto Araújo e
- Edilson Caetano.
Mesa diretora
Após a posse dos 19 vereadores, foi eleito o novo presidente da Casa de Leis. Adalberto Araújo (com 17 votos) assume a presidência da Câmara Municipal de Paranaguá, juntamente com a nova composição.
Além do presidente, a mesa diretora é composta pelo vice-presidente, Edilson Caetano (Republicanos); o 1.° secretário, Irineu Cruz (União); a 2.ª secretária, Lena da Farmácia (Republicanos); e o suplente, Halleson Ricardo Stieglitz (União).
O vereador e presidente da Câmara de Paranaguá, Dr. Adalberto, disse que pretende fazer um bom biênio para criar mais aproximação com a população. “A Casa de Leis não será um puxadinho da prefeitura, como vimos em outros mandatos, o Adriano Ramos (prefeito eleito), tem dito que irá respeitar a Casa de Leis para fazer seu papel da melhor forma. Ter um prefeito com esse espírito salutar é muito importante para o trabalho dos vereadores”, afirmou Dr. Adalberto.
Ele também falou sobre a votação expressiva que recebeu para compor a mesa diretora. “A gente tinha essa expectativa pelas conversas, pelo diálogo que mantínhamos com a maioria dos vereadores, havia a possibilidade de uma outra chapa, mas com sabedoria e paciência soubemos conduzir essa discussão. Creio que a composição da mesa diretora representa uma mudança, um avanço e a gente vai trabalhar bastante para fazer jus à confiança dos vereadores e vereadoras e também da população”, destacou Dr. Adalberto.
Segundo ele, há uma expectativa grande com relação a nova gestão municipal. “A Câmara terá um papel fundamental, vai voltar a ser protagonista, vai ajudar a gestão naquilo que for de competência. Desejamos que o prefeito realize um belo trabalho, para fazer a cidade crescer, gerar empregos, obras que precisamos, a questão de saúde pública, muitas demandas, mas tenho certeza que essa gestão tem condições para isso”, concluiu o presidente da Câmara.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
O vice-presidente da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Paranaguá, Edilson Caetano, falou sobre a forma que pretende atuar na Casa de Leis. “É uma responsabilidade enorme que passamos a assumir a partir de agora. Nunca vou esquecer que quem me colocou aqui foi a população e vamos vestir a camisa e trabalhar muito, porque a cidade precisa se desenvolver”, frisou Edilson.
Ele também abordou a relação do Poder Legislativo com o Poder Executivo. “Acho que o relacionamento dos colegas aqui está bem visível, a gente sempre vai ter as portas abertas, meu gabinete continua sendo embaixo para ouvir a população, o povo que precisar, é o gabinete 3, vai estar sempre com a porta aberta desde o primeiro horário conforme regem aqui as ordens na Casa até o último horário. O povo pode esperar da gente muito trabalho, estamos começando um ano novo, vamos ter 365 dias para trabalhar por essa cidade. O relacionamento com o prefeito-eleito é dos melhores”, enfatizou Edilson.