Seguindo a série de entrevistas com os vereadores escolhidos em Paranaguá nas Eleições 2024, que aconteceram em outubro, a Folha do Litoral News ouviu as expectativas de Irineu Cruz. Reeleito em Paranaguá com 956 votos, o vereador Irineu apresentou suas opiniões sobre temas de relevância para a cidade, entre eles Patrimônio Histórico, Segurança, Saúde e posicionamento na Câmara de Vereadores. Confira:
Centro Histórico
Sobre a importância da revitalização dos prédios históricos de Paranaguá, como o Palácio Visconde de Nácar, antiga Câmara Municipal, o vereador acredita que é preciso considerar a relevância desses locais.
“Quem não valoriza seu passado, não consegue consolidar o seu futuro. Paranaguá é a cidade mais histórica do Estado do Paraná. Fui eleito em 2020 e, em 2021, a primeira ação da Câmara Municipal foi transferir o Palácio Visconde de Nácar da Câmara para a Prefeitura. Ao meu ver, a gente podia ter cuidado disso, restaurado, feito algo bonito, uma espécie de museu, algo assim”, destacou Irineu.
Ele lembra que, em 2022, fez um requerimento ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). “Para restauração dos casarios que estão em poder deles e o que me disseram é que o Poder Executivo que tem que provocar esse tipo de reforma e pedir a reestruturação. Como vereador, o que eu sugiro é que Paranaguá, neste início de 2025, faça os requerimentos, as indicações, que o prefeito nos acate, para poder restaurar e cuidar da nossa história e seguir para o futuro”, disse Irineu.
Segurança pública
Em primeiro lugar no Estado no índice de criminalidade, o vereador acredita que é preciso identificar o foco deste problema no município para melhorar a segurança pública.
“O foco do problema hoje na nossa cidade é o tráfico de drogas, briga de facções, por isso está ocorrendo essa quantidade estupenda de mortes por assassinato e a gente precisa trabalhar nessa raiz. O que fazemos primeiro? Colocamos a polícia na rua, temos agora um novo efetivo da Guarda Municipal para estar perto das nossas instituições públicas como colégios, hospitais, vigiando muito bem todas essas coisas. Para que a gente possa tirar o jovem desse circuito, gerar empregos, investir em cursos profissionalizantes, abrir mais uma universidade. Quando eles conseguirem estudar e trabalhar aqui, a gente vai ter boa parte desse problema resolvido, porque o jovem não vai ingressar no mundo das drogas, vai vim para a educação e para trabalho e vai ser um cidadão digno”, declarou Irineu.
Saúde
O vereador salientou que uma das suas prioridades é com relação a saúde, que pode melhorar com a implantação do horário estendido nas Unidades Básicas de Saúde.
“O primeiro requerimento que vou fazer em 2025 é para que as unidades básicas de saúde tenham seu atendimento estendido. Se tivermos médicos e atendimento estendido não teremos essa fila tão grande na UPA, que está estrangulada. O segundo passo é contratar mais médicos, uma questão do executivo, mas esse é um pedido de vereador. Que a UBS tenha também o remédio, descentralizando, a gente consegue priorizar a UPA, que é uma Unidade de Pronto Atendimento”, destacou o vereador Irineu.
Posicionamento na Câmara
Questionado sobre qual será seu posicionamento na Câmara Municipal, ele abordou assuntos como Projetos de Lei, Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias, Propostas de Emendas ao Plano Diretor e Regime de Urgência.
“Fui considerado oposição porque eu bati muito nisso, mas oposição é quem não vota em nada do outro. Eu votei em vários projetos da Prefeitura favorável que eu achei pertinente, vou fiscalizar da mesma forma. Tem um projeto meu que está parado na Câmara para fazer uma audiência pública antes do orçamento, porque o povo vai dizer onde colocar o dinheiro. Os vereadores vão ter a oportunidade de fazer emendas na Lei Orçamentária Anual a partir dessa audiência pública. Outra coisa é a suplementação de crédito, o prefeito hoje pode mexer no que quiser sem muita justificativa, eu fiz um projeto de lei que vai ter que justificar a suplementação de crédito e transferência de pasta a pasta, o que pretende fazer e em quanto tempo”, afirmou.
Segundo ele, foi feito um empréstimo de R$80 milhões para reconstruir a Avenida Atílio Fontana. “Não está terminada até agora, porque o prefeito pode mexer em créditos, ficar fazendo contratos e a gente não tem acesso a isso. Conversei com o Adriano e ele disse que todo e qualquer requerimento de pedido de pedido de informação não vai ficar sem resposta. Assim que tem que ser, fiscalização dura”, frisou Irineu.
A entrevista na íntegra está na página da Folha do Litoral News no Facebook.