Política

Vereador eleito se antecipa e afirma que será independente

Jaime quer trabalhar para melhorar a área da saúde em Paranaguá

t29tu8m 1584476366

Jaime Ferreira dos Santos, o Jaime da Saúde, chega à Câmara dos Vereadores pela primeira vez. Com 49 anos de idade, 20 deles dedicados ao trabalho municipal na área de saúde, ele conseguiu ser o 10.º mais bem votado na última eleição municipal, alcançando 1.087 votos. Ele assegura que sua atuação no Poder Legislativo será voltada a honrar os votos atribuídos, fazendo aprovar aquilo que for benéfico para o município e indo contra qualquer situação que atrase o desenvolvimento e o bem-estar da população.

Ele fez questão de afirmar, nesta entrevista, que vai adotar uma postura independente no Legislativo local, uma vez que entende ser função do vereador atuar de modo imparcial para com o Poder Executivo, situação que não teria como acontecer se declarasse pertencer à situação ou mesmo oposição.

Para o vereador eleito, as urnas deram uma informação clara a respeito da vida política de Paranaguá: “ou ela se adéqua aos interesses da cidade ou o candidato contrário à opinião popular  terá, cada vez menos,  um cargo eletivo”, acredita.

 

Folha do Litoral News: Como surgiu o interesse pela política?

Jaime: Sou da comunidade pesqueira de Eufrasina, onde fundei, aos 15 anos de idade, a Associação de Moradores da comunidade. Desde então, a minha vontade foi de defender os interesses das pessoas, pois em todo local é preciso que haja quem reivindique em nome do povo, seja essa localidade de maior ou menor porte. Assim, com o tempo, ao residir na cidade e adentrar para o serviço de funcionário público, comecei a fazer o mesmo, só que na área da saúde, onde estou há quase 20 anos. As pessoas me viam como alguém por quem elas se viam representadas, pelo modo de pensar e agir, assim, desta forma, com o apoio, incentivo de muitas pessoas, decidi colocar meu nome para ser um legítimo representante do povo na esfera do Legislativo.

 

Folha do Litoral News: Na eleição anterior faltou pouco para o senhor entrar, mas desta vez seu nome voltou com ainda mais força. A que se deve este fato?

Jaime: Realmente, na eleição em 2012 quase entrei. Acabei ficando como o primeiro suplente, mas o trabalho que faço, de constante defesa da classe da saúde e na União Geral dos Trabalhadores, a UGT, seguiu a todo vapor. Acredito que tenha sido um reconhecimento daquilo que já fazemos enquanto defensores de uma área que tanto precisa de melhorias, por isso vou trabalhar, arduamente, para retribuir a confiança daqueles que depositaram seu voto no Jaime da Saúde.

 

Folha do Litoral News: Qual é a sua impressão a respeito da área da saúde em Paranaguá?

Jaime: Classifico como caótica. Isso se deve à falta de investimentos em questões como a da estrutura básica, onde falta até material de higiene pessoal para os funcionários e usuários do sistema público de saúde. A área da saúde está muito ruim e precisa ser revista, seja com a contratação de funcionários, seja com a melhoria estrutural das unidades de saúde, enfim, é preciso uma mudança radical para que tenhamos um melhor atendimento e serviços qualificados prestados à comunidade.

 

Folha do Litoral News: Mas não haveria nada a se comemorar em termos de avanços na saúde em Paranaguá?

Jaime: Não podemos ser injustos, pois a vinda do Samu e a presença dos agentes comunitários de saúde, visitando a população nos bairros, foram avanços que devemos ressaltar. Antes do Samu, o serviço era precário, uma vez que as pessoas se acidentavam nas ruas e a ambulância, conduzida por um motorista comum, promovia o atendimento sem o preparo adequado. Hoje, graças a Deus, existe um serviço qualificado, que vai desde a informação prévia da ocorrência, por parte do pessoal do rádio, até seu atendimento no local do acidente e o devido encaminhamento do acidentado. Nos dois casos, Samu e Agentes Comunitários, é preciso que eles se mantenham com a qualidade que possuem e, na medida do possível, tenham seu crescimento ainda mais revigorado.

 

Folha do Litoral News: Como será sua atuação no Poder Legislativo?

Jaime: Independente. Não tenho compromissos com ninguém, meu compromisso é com o povo. Os meus eleitores e a cidade, como um todo, esperam uma mudança na postura dos políticos locais e isso, se depender da minha pessoa, vai acontecer. A cidade deu mostras de que não aceita mais determinadas práticas, por isso elegeu um bom número de parlamentares que nunca haviam sido vereadores antes. Tratou-se da maior renovação no quadro da Câmara dos Vereadores da história recente, quase 63%. Por isso, o nosso compromisso é com a cidade e com este desejo de mudança manifestado.

 

Foto%202 (5)

 

Folha do Litoral News: Qual será seu comportamento para a eleição do novo presidente da casa de leis?

Jaime: Sou da opinião de que o poder não pode ficar concentrado, por isso entendo que uma coisa é o Poder Executivo e outra é o Legislativo, quero dizer com isso que o Palácio Carijó não pode ser uma extensão do Palácio São José. É claro que existe o respeito e a harmonia entre ambos, mas devemos lembrar que o vereador é um fiscal do Executivo. 

 

Folha do Litoral News: O senhor já possui algum projeto que pretende apresentar?

Jaime: Sim, ele se volta à criação de um pronto atendimento infantil e ao idoso. Minha intenção é trabalhar pela saúde e este é um dos projetos. Mas, vamos ainda reforçar a necessidade dos bairros terem o saneamento básico como algo essencial para que a saúde da população não seja afetada pela desestrutura dos bairros. Como já mencionei, a expectativa pela atuação dos novos vereadores é muito grande e vamos ter que trabalhar firme para responder positivamente às expectativas da sociedade.

Você também poderá gostar

Vereador eleito se antecipa e afirma que será independente

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.