Política

Tenile Xavier foi a segunda vereadora mais votada em Paranaguá

Atual secretária municipal de Educação ressalta como será seu posicionamento na Câmara

Tenile Xavier

Na segunda-feira, 18, a Folha do Litoral News iniciou uma série de entrevistas com os vereadores eleitos em Paranaguá. A atual secretária municipal de Educação e segunda vereadora mais votada (1.649 votos), Tenile Xavier, falou sobre suas expectativas para o legislativo. Ela também revelou suas opiniões acerca de alguns temas de relevância para a cidade, entre eles Patrimônio Histórico, Segurança e Saúde, além de qual deve ser seu posicionamento na Câmara de Vereadores, onde assume uma cadeira no próximo ano.

Centro histórico

Tenile começa falando sobre o patrimônio histórico da cidade e da necessidade de revitalização do Palácio Visconde de Nácar. “Paranaguá é uma cidade com cultura patrimonial riquíssima. O Palácio Visconde de Nácar é um prédio que a Câmara de Vereadores devolveu para a prefeitura para que fizesse a reforma. É algo muito complexo porque precisamos de várias outras autorizações, a parte da coordenação do Patrimônio Cultural, que faz parte da Secretaria de Estado, tem também a questão com o Iphan, mas, pelo que eu sei, a prefeitura já contratou esses projetos”, disse Tenile.

Como vereadora, ela acredita que sua função é conseguir recursos para as restaurações. “Quantas pessoas da história do Brasil não passaram por aqui, estiveram nesses prédios. Como vereadora estarei em busca de emendas parlamentares, verbas que possam agregar junto com a nova gestão para que a gente possa dar continuidade”, afirmou Tenile.

Ela ainda citou o Clube Republicano de Paranaguá, localizado na Rua XV de Novembro. “O Republicano, eu tenho até um envolvimento mais próximo, foi conhecido por ser um local muito popular na cidade e a minha avó trabalhou lá por muitos anos, ela falava muito sobre a importância do prédio. É algo meio assombroso porque não tem documento na prefeitura, em algum momento esses documentos foram perdidos. Será algo de suma importância para a nova gestão, que vai ter que entender o que se faz para que a gente possa também resgatar esse prédio assim como tantos outros do nosso Centro Histórico”, relatou Tenile.

Segurança pública

Paranaguá está no 1.º lugar no ranking da cidade mais violenta do Estado do Paraná, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023, desenvolvido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Sobre o tema, Tenile defende a união das forças de segurança.

“A violência está tomando conta dos espaços, é algo que a gente não fica feliz de saber que Paranaguá é a cidade mais violenta. Acredito que avançamos em partes dentro desse trabalho, faço aqui um parêntese para parabenizar o trabalho da Guarda Civil Municipal, que tem feito um trabalho efetivo no combate à violência. Acho que a gente precisa unir mais as forças, da Guarda, Polícia Militar, Polícia Civil”, frisou Tenile.

tenile xavier
Tenile recebeu 1.649 votos nas Eleições 2024

Segundo ela, não só os turistas precisam de segurança, mas também aqueles que residem no município. “Como vereadora, a luta vai ser para que o efetivo aumente, para que esse olhar do Governo do Estado seja cuidadoso com a segurança. Estarei ativamente tentando buscar essas parcerias”, ressaltou Tenile.

Saúde

Quanto à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a futura vereadora acredita que os vereadores terão que fiscalizar e olhar os dois lados.

“Só sabe o quão difícil é ficar ali quem já passou por isso. Sou leiga na área da saúde, meu conhecimento é muito mais na área da educação. Eu vejo que avançamos muito, temos uma UPA maior, mas temos que incrementar com novas estratégias, talvez implementando algum tipo de serviço nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), aumentando a contratação de médicos, a gente sabe que existe uma dificuldade grande deles virem para Paranaguá. A pessoa não escolhe a hora que tem dor, tem algumas coisas que a UBS possa fazer e a UPA ficaria mais para as urgências e emergências”, disse Tenile.

Ela ainda mencionou a importância do trabalho humanizado na saúde. “Enquanto vereadora, a gente não tem como efetivamente fazer isso, mas a gente pode indicar, sugerir, acompanhar junto a população. Vou fazer valer o papel de fiscalizadora, seja na UPA, seja na UBS. A gente tem que pensar sempre no respeito aos profissionais que trabalham nesses espaços e também à dor do próximo. Precisamos saber que estamos lidando com seres humanos, tanto as pessoas que estão esperando atendimento, quanto do lado de lá que são os servidores públicos que estão ali para servir. Farei uma vereança que vai cobrar, acompanhar e fiscalizar, sempre na linha de muito respeito”, frisou Tenile.

Posicionamento na Câmara

Tenile afirmou que levará sua experiência do Poder Executivo para a Câmara. “Levando para a Câmara um pouco da experiência do executivo, levarei comigo a minha bagagem de 19 anos na prefeitura, a minha experiência como secretária municipal de educação. Minha ideia é trabalhar em uma linha de tranquilidade com os vereadores que estarão lá comigo, como também com o Poder Executivo”, salientou.

De acordo com ela, os eleitores podem esperar seu compromisso com a população. “A minha relação maior será com a população. Sempre o que vai me fazer me colocar diante de algo é pensando na população. Vou precisar analisar cada situação, tem projetos em regime de urgência que eu vou ser favorável e tem outros que serei contrária, sempre baseada em alguma justificativa”, finalizou Tenile.

A entrevista na íntegra está na página da Folha do Litoral News no Facebook.

Tenile Xavier foi a segunda vereadora mais votada em Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Tenile Xavier foi a segunda vereadora mais votada em Paranaguá

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.