Política

Sergio Moro é eleito senador pelo Paraná

Sergio Moro, eleito senador, é natural de Maringá, no estado do Paraná

jzoh95q

Sergio Moro é eleito senador pelo Paraná na noite de domingo, 2, com mais de 33% dos votos. Em segundo lugar, ficou o candidato Paulo Martins (PL) com mais de 29%.

Sergio Moro votou na manhã de domingo, 2, no Clube Duque de Caxias, no bairro Bacacheri, em Curitiba, quando na oportunidade, disse que “hoje é dia de festa da democracia, então é deixar as pessoas votarem em paz. Estamos com boas expectativas, confiantes, claro que, com humildade sempre. O Brasil se reencontrando novamente com suas eleições”, disse à imprensa.

Quem é Sergio Moro

Sergio Moro é eleito senador e é natural de Maringá, ex-magistrado, professor universitário e político filiado ao União Brasil (UNIÃO). Foi juiz federal, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Jair Bolsonaro.

Graduado em direito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 1995, concluiu o mestrado e o doutorado pela UFPR, onde lecionou direito processual penal. Especializou-se em crimes financeiros. Tornou-se juiz federal em 1996, foi juiz auxiliar no Supremo Tribunal Federal (STF), tendo assessorado a ministra Rosa Weber durante o julgamento dos crimes relativos ao escândalo do mensalão.

Sergio Moro se tornou conhecido nacional e internacional por comandar, entre março de 2014 e novembro de 2018, o julgamento em primeira instância dos crimes identificados na Operação Lava Jato, envolvendo grande número de políticos, empreiteiros e empresas, como a Petrobras e a Odebrecht.

Em 2017, condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, decisão que foi posteriormente anulada pelo colegiado do STF em 23 de junho de 2021.

📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.

Em novembro de 2018, Sergio Moro pediu exoneração da magistratura, após aceitar o convite do então presidente eleito Jair Bolsonaro para ser titular do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Em 20 de novembro de 2018, foi nomeado para compor o Gabinete de Transição Governamental, e em 1.° de janeiro de 2019 tomou posse como ministro da Justiça e Segurança Pública. Em 24 de abril de 2020, pediu demissão em entrevista coletiva, após exoneração do diretor-geral da Polícia Federal pelo presidente Jair Bolsonaro. Passou a atuar na iniciativa privada como advogado e consultor e em 2022 concorreu a um cargo pelo Senado, pelo qual foi eleito por oito anos.

Você também poderá gostar

Sergio Moro é eleito senador pelo Paraná

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Sergio Moro é eleito senador pelo Paraná

Aline Benvenutti

Jornalista profissional desde 2006. Formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Positivo, em Curitiba/PR. Pós-graduada em Assessoria de Comunicação e Novas Tecnologias pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão / Uninter. Certificada pelo Instituto Palavra Aberta como multiplicadora de Educação Midiática. Estudiosa de fact-checking, educação midiática e interessada no jornalismo de soluções. Já trabalhou em Assessoria de Comunicação de órgão público e empresa privada, além de jornal impresso.