conecte-se conosco

Política

Senador Alvaro Dias visita Paranaguá e dá pontapé inicial na campanha à reeleição

Junto ao prefeito Marcelo Roque, político concedeu entrevista exclusiva à Folha do Litoral News

Publicado

em

Na manhã da quinta-feira, 18, o senador Alvaro Dias, candidato à reeleição no Senado Federal pelo partido Podemos, deu o pontapé inicial em sua campanha em Paranaguá e no litoral, visitando a sede da Folha do Litoral News junto a sua equipe de campanha e ao prefeito Marcelo Roque.

Ele foi recebido pelos diretores do jornal, Antonio Saad Gebran Sobrinho, Jacqueline Guimbala e Luiz Carlos Bonzatto. 

“Agradeço a Folha do Litoral News, que sempre tem oferecido espaço para a nossa prestação de contas, e dizer para a população do litoral o porque nós estamos com o mandato de senador”, disse Alvaro Dias, que em entrevista, destacou a expectativa para o pleito eleitoral, um balanço dos seus mandatos, reforçando projetos para enfrentamento às desigualdades sociais, em prol da reforma política, fim do foro privilegiado, recursos para o litoral e Paranaguá, salientando seu desempenho como Parlamentar Destaque no Congresso. 

Senador Alvaro Dias e prefeito foram recebidos pelos diretores do jornal, Antonio Saad Gebran Sobrinho, Jacqueline Guimbala e Luiz Carlos Bonzatto

“É uma satisfação poder contar com o nosso senador no início de uma campanha, com Paranaguá sendo praticamente o pontapé inicial. Minha família sempre trabalhou em conjunto com o senador Alvaro Dias. Meu pai, Mário Roque, quando foi vereador pela primeira vez foi pelo PST, partido que era do senador Alvaro Dias, depois ele foi candidato a deputado pelo PP do senador Alvaro Dias, depois ele foi oito anos prefeito de Paranaguá pelo PSDB do senador Alvaro Dias. Após isso, ele continuou fazendo seus trabalhos, bem como eu consegui chegar à Prefeitura pelo partido que o senador estava no momento, que era o PV. Ele foi o único político do Paraná que apostou na minha vitória, quando muitos davam que o meu adversário iria ganhar com uma margem muito grande. Nós fizemos uma campanha difícil, mas o senador veio a Paranaguá, me ajudou muito naquela vitória, e conseguimos êxito no primeiro mandato e firmou ainda mais esta parceria”, afirma o prefeito Marcelo Roque.

Segundo Roque, Paranaguá “hoje conta com mais de R$ 5 milhões de orçamento do senador Alvaro Dias”, explica. “A Casa Elfrida Lobo está sendo restaurada, veio dinheiro também para a educação. Recentemente, estamos recebendo uma motoniveladora que vai ajudar a Secretaria de Obras em quase R$ 1 milhão, foi algo recebido do senador. Então, ficamos contentes. Todas as eleições que o senador inicia, sempre me coloco à disposição dele, não vai ser diferente. Na última que ele concorreu para presidente nós trabalhamos e agora também atuaremos muito para que Paranaguá e o litoral dê uma vitória grande para ele continuar este trabalho no Senado. É uma satisfação imensa em poder estar no mesmo partido, saí do PV no início da minha gestão, quando o senador Alvaro Dias me convidou ao Podemos e eu disse que era só ele me dizer onde eu assinava a ficha que estaria junto”, explica.

“É uma satisfação poder contar com o nosso senador no início de uma campanha, com Paranaguá sendo praticamente o pontapé inicial. Minha família sempre trabalhou em conjunto com ele”, afirma o prefeito Marcelo Roque

“Me elegi na minha reeleição com o Podemos, é um partido que cresce no País todo. Temos três senadores no Paraná, isso é bom, além da questão partidária, mas as verbas vêm, não só do senador Alvaro Dias, mas também dos senador Flávio Arns e Oriovisto, que também estão nesta campanha, nesta luta. O senador representa para o Paraná e o Brasil um político com experiência, que tem que continuar no Senado. Um político que nunca traiu suas convicções, que foi convidado para ser candidato a governador em outros estados, mas que disse não por não trair o Estado do Paraná. É isso que temos que ter. Um político com experiência e com amor ao Paraná, por isso eu sempre caminharei com o senador Alvaro Dias onde ele estiver, em qualquer cargo que ele for pleitear, não só eu, mas a família Roque estará com ele, que nos ajudou e seguirá me ajudando muito, tenho até janeiro de 2025 para sair e, tenho certeza, com a reeleição do senador, mais verbas virão ao município e é isso que esperamos, a continuidade desta parceria que ajuda a desenvolver não só Paranaguá, mas todo o litoral”, ressalta Marcelo Roque.

Confira a entrevista do senador Alvaro Dias:

“Queremos agradecer muito e certamente caminharemos mais uma vez juntos aqui com o litoral do Paraná”, ressalta o senador Alvaro Dias

Folha do Litoral News: O senhor é um dos senadores mais experientes do País, qual a diferença de sua primeira eleição para hoje, e o Senado é local para iniciantes?

Alvaro Dias: Não há diferença em matéria de energia, de vitalidade, de disposição para o trabalho, entusiasmo na defesa das causas essenciais para população, mas é uma enorme diferença em relação a experiência que é fundamental no senado, porque a casa da maturidade política, por lá passam os ex-presidentes, ex-governadores, ex-ministros e a vivência e a experiência adquirida nesses anos todos, proporcionar um trânsito diferenciado. Vou dar um exemplo, há poucas semanas, conseguir em apenas um dia aprovar um projeto resolução que destino ao paraná mais de 90 milhões de dólares para aplicação em educação, mais de 500 milhões de reais para ensino médio do estado, um programa que pretende manter na escola durante o ensino médio os que ingressaram nela até a conclusão do curso médio. Há poucos dias aprovamos uma emenda à constituição que diz respeito à saúde, que foi promulgada rapidamente, para que o país possa produzir a totalidade do que é necessário de radioisótopos, que é um produto da medicina nuclear para diagnóstico, prevenção e combate doenças graves, especialmente o câncer. Muita gente morre por falta desse produto, e nestes últimos 10 anos o meu projeto ficou parado na câmara. Toda vez que alguém morria de câncer eu pensava, será que se o meu projeto se tivesse aprovado não estaria oferecendo oportunidade a esse brasileiro que está morrendo de salvar a própria vida, e agora os médicos me disseram, a sua lei vai salvar muitas vidas no país, então eu acho que isso é essencial no senado. É a Casa da revisão da legislação, você tem que assumir a responsabilidade de boas leis para o país, por que nós dependemos da legislação para ter vida melhor ou pior. Nós discutimos os problemas de educação, da saúde, do desemprego, a fome, etc, etc, mas tudo isso, tem uma relação direta com que se legisla no país, por isso é fundamental essa experiência. Eu não tenho nenhuma dúvida que nós poderemos contribuir de forma muito mais eficaz, neste momento crucial para o futuro do país. Quando as reformas estão emperradas e são absolutamente imprescindíveis, nós poderemos contribuir em um processo de construção a favor do país. 

Folha do Litoral News: O candidato defende um projeto de desenvolvimento econômico e social para combater as desigualdades. Como colocá-lo em prática?

Alvaro Dias: Eu falo de um projeto estratégico de desenvolvimento econômico e social e nós estamos atrasados há décadas, uns 40 anos talvez, não temos um projeto estratégico. O que significa a importância de se investir vigorosamente em educação, ciência, tecnologia, inovação e pesquisa para se elevar os índices de produtividade e impulsionar o desenvolvimento econômico com isso, aumentando a nossa capacidade de investir. Isso, como dizem os economistas, permitirá escaparmos da armadilha da renda média, e eu prefiro dizer armadilha da pobreza, e o país alcançar o patamar de país desenvolvido. Esse projeto estratégico é claro inclui as reformas todas, reforma tributária, reforma administrativa, a que se aprimorar aquilo que se fez de reforma trabalhista, é fundamental, sobretudo. O Gebran me falou agora sobre a reindustrialização do país, é fundamental uma reforma tributária que leve em conta a reindustrialização, a produção agrícola, área de serviços, a geração de emprego, enfim uma reforma que seja realmente a força motriz do desenvolvimento, fazer a roda da economia girar com mais força.

Folha do Litoral News: Por que a reforma política é a matriz de todas as reformas? 

Alvaro Dias: Essa campanha eleitoral nos mostra que o nosso modelo político está agarrado ao atraso, e que nós estamos vivendo nessa eleição um grande retrocesso com a existência do fundo eleitoral exagerado, e por que há aqueles que trocam um ideal e ideias por dinheiro, pelo caixa dos partidos. Isso é a depredação da democracia, e nos obriga a falar de novo em uma reforma política. E na realizada nas últimas décadas, nunca fizemos na realidade, o que é feito constantemente são remendos, uma colcha de retalhos, então não há um modelo competente, capaz de atender às expectativas da população, e é fundamental sim uma reforma política que fala inclusive de quantos devemos ser. Veja, nesta eleição do Paraná nós temos mais de 1.300 candidatos, muitos atraídos pelo fundo eleitoral, outros atraídos pelo foro privilegiado, outros que querem mandato para se proteger com o foro privilegiado. São reformas essenciais para respeitar a sociedade brasileira.  Por isso que eu digo que a reforma política é a matriz, por que ela diz respeito ao sistema vigente e nós temos que substituir esse sistema. Vocês lembram que eu falar em refundação da república, é mais ou menos isso que eu quero dizer, substituir esse sistema, promover as reformas e colocar o país no eixo, no desenvolvimento e nos trilhos.

Folha do Litoral News: Combater privilégios sem abrir a mão de seus, é coerente? 

Alvaro Dias: Eu considero isso desonestidade. Por que aos que combatem privilégios no discurso, mas não abre mão dos seus, não tem moral para combater privilégio que não abre mão dos seus. Eu digo isso de cabeça erguida, por que sempre abri mão dos meus por isso combato. Não só o fim do foro privilegiado, que é um privilégio emblemático de mais de 55 mil autoridades no País, e esse foro privilegiado coloca essas autoridades num pedestal, como se fossem intocáveis. E não só isso, abro mão daquilo que é visível para sociedade como privilégio, veja aposentadoria de ex-governador, quem é que abriu mão? Eu fui o único, em mais de 29 anos seria mais de 11 milhões, não é pouco, me desculpe mas é muito, abri mão disso, como também abri mão do auxílio moradia que é de 5.500 reais por mês. E não é só político, magistrados e executivos, em todas as áreas estes privilégios existem. Então se nós queremos fazer uma reforma administrativa, temos que começar pelo andar de cima, acabando esses privilégios. Tem verbas indenizatórias que por exemplo eu não uso, eu mantenho as despesas do meu escritório em Curitiba. Eu acredito que isso é fundamental, é uma manifestação de respeito para com a sociedade. Vou continuar combatendo os privilégios porque posso, porque abro a mão dos meus, então tenho autoridade para isso. 

Folha do Litoral News: O senhor é autor de vários projetos, dentre eles o projeto do fim do foro privilegiado. Uma vez colocada em vigor, esta iniciativa seria um avanço para o País? 

Alvaro Dias: Sem dúvida. Além de estabelecermos que somos iguais perante a Lei, algo que está lá na Constituição no artigo 5.º, o foro privilegiado contraditoriamente desmente, pois afinal não somos iguais perante a lei, há os que são privilegiados com este foro, só são julgados no Supremo e todos nós estamos vendo o que está acontecendo, o que há é impunidade, um estímulo à corrupção na atividade pública o foro privilegiado. Com razão, muitos brasileiros imaginam que existe este conluio entre os Poderes, porque só o Senado pode punir ou decretar impeachment dos ministros do Supremo? Só os ministros do Supremo podem julgar senadores e deputados também. Então, fica a impressão para boa parte da população que existe um conluio, uns protegendo os outros. Se nós acabarmos com o foro privilegiado acaba este conluio. Por isso, a pressão deve se dar em cima do presidente da Câmara. Nós já aprovamos no Senado, está na Câmara, o projeto é de minha autoria desde 2013. Foi aprovado no Senado em 31 de maio de 2017. Chegou na Câmara dia 6 de junho de 2017. Veja há quanto tempo está lá. Agora, ele só depende de uma sessão da Câmara em dois turnos de votação, e aí nós aprovaremos o fim do foro privilegiado. A prerrogativa é do presidente da Câmara. Por isso que eu digo que a pressão tem que estar sob ele. Se nós acabarmos com o foro, é um salto civilizatório. Se restabelecermos a prisão em segunda instância, tenho lá uma Emenda à Constituição de n.º 13 de 2018 que restabelece e um Projeto de Lei, para que o n.º 402, que é um pouco diferente, mas que possibilita a prisão em segunda instância quando há gravidade no crime praticado, precedentes graves, então você prenderia. O outro é mais completo, a Emenda à Constituição resolve a questão, legítima a prisão em segunda instância de forma completa. Com esses dois projetos aprovados, aí sim nosso sistema judicial poderia ser comparado aos mais avançados do mundo.

Folha do Litoral News: Senador, agradecemos a sua visita à Folha do Litoral News e deixamos espaço para sua mensagem ao litoral e ao Paraná.

Alvaro Dias: Estou aqui ao lado do prefeito Marcelo Roque, nós tivemos uma parceria e queremos continuar com ela no Senado, podendo ajudar cada vez mais, porque a permanência por muito tempo lá tem esta vantagem, de você ter um trânsito facilitado, de conhecer o caminho das pedras para obter os recursos, não só os recursos, mas avançar em projetos importantes para o País e o Estado do Paraná. Nós queremos agradecer à Folha do Litoral News que tem sido democrática, imparcial e tem dado espaço para cobrir os trabalhos de quem atua lá em Brasília. É sempre uma angústia nossa poder chegar às pessoas, prestar contas, então nós queremos agradecer muito e certamente caminharemos mais uma vez juntos aqui com o litoral do Paraná. Muito obrigado.

Em alta

plugins premium WordPress