O Paraná poderá ter, a partir de 2023, uma Secretaria de Estado dedicada especificamente às políticas públicas para as mulheres. O anúncio foi feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior durante a realização do 1º Encontro das Mulheres Políticas do Paraná, na noite deste domingo (7), em Maringá.
O compromisso do atual governador e pré-candidato pelo Partido Social Democrático (PSD) à reeleição foi assumido em resposta a uma demanda apresentada pela secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Maringá, Terezinha Pereira, que recebeu amplo apoio das quase mil participantes presentes no Clube Olímpico da cidade.
![Ratinho Junior pretende criar Secretaria da Mulher para 2023 2 8m1t lmd](https://folhadolitoral.com.br/wp-content/uploads/2022/08/8m1t_lmd.jpeg)
Ratinho Junior disse que, apesar de ter feito um grande enxugamento da máquina pública, com redução de 28 para 15 secretarias, a criação de uma pasta dedicada às pautas femininas faz parte de um esforço para valorização do papel da mulher em todos os aspectos da sociedade.
“Historicamente, o ambiente político sempre foi muito machista, mas as mulheres têm ocupado cada vez mais espaços de destaque pela capacidade de gestão, inteligência e um olhar diferentes para a política. A criação dessa secretaria reforça o nosso compromisso em continuar avançando na construção de um espaço mais igualitário”, afirmou Ratinho Junior.