O deputado Ademar Traiano (PSDB) foi reeleito na segunda-feira, 10, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná. A chapa encabeçada pelo deputado, denominada Parlamento Forte, foi eleita com 48 votos a favor, 6 abstenções e nenhum voto contra. Esta é a reeleição para o quarto mandato consecutivo de Traiano como presidente da Assembleia. O deputado conduziu o Parlamento em gestões reconhecidas como inovadoras e que colocaram a Assembleia paranaense em uma posição de destaque no cenário nacional.
Após a eleição, Traiano agradeceu “a confiança dos deputados” e se comprometeu a “continuar com a política de diálogo e harmonia com todos os deputados, além de aprofundar ainda mais meu compromisso com a transparência e a abertura das portas do Legislativo à população”.
Durante entrevista coletiva concedida antes da eleição, Traiano enfatizou a experiência adquirida ao longo dos últimos anos em que esteve à frente da Assembleia, e destacou a importância das medidas de apoio ao Executivo no combate à pandemia do Coronavírus. Entre elas a aprovação de leis visando a minorar o sofrimento da população e até mesmo o repasse de recursos do orçamento do Legislativo para bancar leitos de UTIs e compra de vacinas. O deputado recordou que durante o período que comandou a Assembleia, o Parlamento enfrentou inúmeras turbulências, incluindo essa, provocada pela pandemia. A posse da Mesa eleita na segunda-feira será em 2 de fevereiro de 2021.
A nova Mesa Diretora da Assembleia tem a seguinte composição: presidente: deputado Ademar Luiz Traiano (PSDB), 1.º vice-presidente: deputado Tercílio Turini (CDN), 2.º vice-presidente: deputado do Carmo (PSL), 3.º vice-presidente: deputado Requião Filho (MDB), 1.º secretário: deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), 2.º secretário: deputado Gilson de Souza (PSC), 3.º secretário: deputado Alexandre Amaro (Republicanos), 4.º secretário: deputado Nelson Luersen (PDT), e 5.º secretário: deputado Gilberto Ribeiro (PP).
Liderança e vitórias
Ademar Traiano, reeleito presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, tem 38 anos de vida pública e uma trajetória marcada pela capacidade de articulação e liderança.
O deputado já ocupou alguns dos cargos mais importantes do Estado do Paraná. Além de presidente da Assembleia Legislativa, foi governador interino por três vezes. Traiano, que cumpre o 8.º mandato como deputado estadual, foi o primeiro homem do Sudoeste a ocupar o Governo do Estado.
Traiano é advogado e empresário, iniciou na vida pública como vereador em Santo Antônio do Sudoeste, em 1982. Já no primeiro mandato de vereador foi eleito presidente da Câmara Municipal de Santo Antônio do Sudoeste.
Em 1985, foi o primeiro prefeito eleito de Santo Antônio do Sudoeste (até aquele ano municípios de fronteira, considerados “área de segurança nacional” tinham o prefeito nomeado por Brasília). Como prefeito, foi eleito presidente da AMSOP (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná). Em 1990, conquistou uma cadeira na Assembleia Legislativa. No primeiro mandato como deputado estadual foi eleito para a Mesa Diretora, como 2.º secretário. Foi líder do governo (2011-2014) e eleito presidente da Assembleia Legislativa pela primeira vez, em 2015, cargo que ocupará até 2022.
Deputado municipalista, Traiano recebeu o reconhecimento pelo trabalho em defesa dos municípios. Recebeu homenagens e títulos de Cidadão Honorário em 10 cidades.
Cumprindo o terceiro mandato como presidente da Assembleia, Traiano conduz uma gestão inovadora, com ênfase na transparência e abertura das portas do Legislativo à população. Programas desenvolvidos pela Assembleia nesse período, como o Parlamento Universitário, Geração Atitude e Assembleia no Enem, foram premiados. O aplicativo, desenvolvido sem custos pela equipe da Alep, “Agora É Lei no Paraná”, foi o vencedor de dois prêmios nacionais na categoria governança eletrônica.
Da Redação ADI Paraná