Política

Cartório Eleitoral de Paranaguá convoca mais de mil mesários

Treinamento acontece em setembro com foco na biometria

zq ospv 1584480437

O Cartório Eleitoral de Paranaguá já começou a convocar os mesários nas eleições municipais de 2016. Os eleitores recebem a intimação por meio de cartas ou telefonemas com o aviso para retirada da carta na sede do Cartório. Vale ressaltar que a Justiça Eleitoral não pede nenhum número de documento por telefone, apenas solicita o comparecimento.

Ao todo, são necessários 1.204 mesários para compor as seções de votação em todo o município, inclusive nas ilhas. Os votantes na Ilha dos Valadares precisam ficar atentos quanto à convocação. Os locais de votação presentes na Escola Municipal Graciela Elizabete Almada Diaz, Escola Municipal Graciela Elizabete Almada Diaz e Escola Municipal Iracema dos Santos ainda precisam de mesários voluntários. Os interessados devem comparecer ao Cartório Eleitoral de Paranaguá.

 

01(29)

 

Neste ano, haverá o diferencial da biometria, que fará com que até os mesários mais experientes precisem entender o novo mecanismo de reconhecimento do eleitor. O treinamento para que possam se habituar ao sistema e evitar complicações no dia das eleições, acontece em setembro e será dividido em duas turmas, com carga horária total de 2h30.

Nesta semana, o analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Paranaguá, Marcos Nicola, representou o Cartório Eleitoral de Paranaguá em um treinamento que aconteceu em Curitiba com o intuito de esclarecer as dúvidas sobre a biometria e todo o conteúdo que será passado aos mesários em setembro. “Pude expor bastantes dúvidas e as atividades serviram como um preparo para o treinamento dos mesários. Os mínimos detalhes serão essenciais e fazem toda a diferença para o sucesso das eleições”, apontou Marcos.

 

NO DIA DAS ELEIÇÕES

No momento da votação haverá quatro tentativas com os dois indicadores e os dois polegares para reconhecimento do eleitor pela biometria. “Se não funcionar, vamos interrogar quanto à data de nascimento. De qualquer forma, o documento de identidade será solicitado”, explicou Marcos.

A mesa de cada seção será composta por quatro mesários, um presidente, que tem a responsabilidade máxima e maior autoridade, seguido do 1.º mesário, 2.º mesário e secretário. “Eles têm que trabalhar como uma equipe para que não haja problemas na sua seção eleitoral”, frisou Marcos.

Você também poderá gostar

Cartório Eleitoral de Paranaguá convoca mais de mil mesários

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.