Uma moça de 22 anos, moradora na capital do Estado, morreu na madrugada de segunda-feira, 9, na UTI do Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, onde estava internada desde a manhã de domingo, 8. Ela e mais duas pessoas se afogaram na Praia de Fora, na localidade do Farol, na Ilha do Mel. As outras vítimas sofreram ferimentos moderados e não correm risco de morte.
Afogamentos
A situação foi registrada por volta das 10h de domingo, 8, e o primeiro atendimento foi realizado por surfistas e moradores na Ilha, os quais estavam na praia. Eles entraram na água e conseguiram retirar as vítimas, uma delas em estado grave. O local onde o resgate aconteceu é de difícil acesso, dificultando a chegada dos socorristas e das equipes de emergência.
As vítimas foram retiradas da água e colocadas em um morro, na beira da praia.
Os próprios surfistas, que foram capacitados em um projeto desenvolvido no litoral, conhecido como Salva Surf, começaram os procedimentos de reanimação de uma das vítimas.
Diante da gravidade da situação, a equipe que estava de plantão na UBS – Unidade Básica de Saúde, instalada em Nova Brasília foi até o local. A médica e uma enfermeira, com equipamentos adequados para o resgate, se deslocaram até as proximidades em um carro elétrico que é utilizado nos atendimentos na localidade marítima.
Para chegar ao local onde as vítimas estavam, a equipe médica precisou entrar na água e atravessar uma parte da praia, até o morro.
Por se tratar de uma situação envolvendo três vítimas e o local ser de difícil acesso, outras equipes de emergência foram acionadas, como Guarda Civil Municipal, da Divisão Ambiental, policiais militares do Batalhão Ambiental – Força Verde e Corpo de Bombeiros.
Duas vítimas apresentavam ferimentos moderados, a moça de 22 anos, em estado grave, foi atendida por mais de uma hora pela médica e socorristas. Foram usadas técnicas de reanimação para salvar a vida da jovem.
Helicóptero
Enquanto as vítimas eram atendidas, um helicóptero do BPMOA – Batalhão Polícia Militar de Operações Aéreas foi encaminhado para o local.
O Falcão 04 chegou à Ilha do Mel e em um primeiro momento fez o transporte de duas vítimas para o aeroporto de Paranaguá, onde uma equipe do Samu aguardava. Elas foram encaminhadas para o Hospital Regional do Litoral.
Logo em seguida, a aeronave retornou à Ilha e aguardou o atendimento da terceira vítima, que estava em estado grave. A jovem foi reanimada e colocada na aeronave.
Encaminhada para a mesma casa hospitalar em Paranaguá, ela morreu na madrugada de segunda-feira, 9.
O corpo da moça de 22 anos foi recolhido pelo Instituto Médico Legal de Paranaguá, onde vai passar por exames complementares.