conecte-se conosco

Polícia

Recém-nascido engasgado é atendido por socorristas do SAMU na base da unidade em Paranaguá

Ação rápida dos socorristas do Samu salva criança engasgada

Publicado

em

O atendimento rápido prestado por socorristas do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, na base da unidade instalada no bairro Vila Itiberê, em Paranaguá, na madrugada de segunda-feira, 8, salvou a vida de um recém-nascido, de apenas 18 dias.

O menino, que estava engasgado e desacordado, foi levado de carro pelos pais até o local, onde recebeu o atendimento necessário.

DESESPERADOS

De acordo com a equipe que estava de plantão, ao perceberem pelas câmeras da unidade a chegada de um carro com o casal desesperado e com a criança nos braços, todos correram para a entrada do prédio e ainda no corredor começaram os procedimentos para desengasgar o recém-nascido.

Os socorristas realizaram a manobra de desengasgo e conseguiram reanimar o menino. O procedimento ajuda na desobstrução das vias respiratórias superiores.

Logo em seguida, o recém-nascido foi encaminhado para uma unidade de saúde, onde ficou em observação.

As câmeras de segurança instaladas na base do SAMU registraram todo o atendimento.

MANOBRAS DE DESENGASGO

O engasgo é uma manifestação do organismo para expelir alimento ou objeto que toma um “caminho errado”, durante a deglutição (ato de engolir). O engasgo é considerado uma emergência, e em casos graves, pode levar a pessoa à morte por asfixia ou deixá-la inconsciente por um tempo. Sendo assim, agir rapidamente evita complicações.

COMO AGIR EM CASO DE ENGASGO EM BEBÊS

Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

Veja as imagens:

Imagens fornecidas pelo samu litoral

Em alta

plugins premium WordPress