A Receita Federal realizou na tarde desta sexta-feira, 8, a apreensão de uma tonelada de cocaína no porto de Paranaguá. A droga estava escondida na estrutura de Flat Rack (contêiner prancha) que estava carregado de tubos com destino a Bélgica (Europa), avaliada em aproximadamente 8 milhões de reais.
O Inspetor chefe da Receita Federal de Paranaguá, Gerson Zanetti Faucz, enfatizou que não é comum este tipo de acondicionamento da droga. “Nossa equipe da Receita Federal aqui no terminal faz uma pesquisa e análise diária de acompanhamento das mercadorias que estão sendo exportadas, a gente monitora o tipo da mercadoria, da empresa, e algumas cargas que temos certa desconfiança passamos no scanner para ver se há alguma coisa escondida. E neste caso, a droga estava acondicionada na estrutura do container flat rack. Os traficantes arrancaram o assoalho do contêiner, acondicionaram a droga com alguns detalhes de sujeira para que passasse desapercebido”, destacou Faucz lembrando que esta é a maior apreensão de drogas dos últimos anos.
A Receita Federal sempre monitora as cargas que são exportadas para a Europa, principalmente para a Holanda e Bélgica.
“Vamos fazer um levantamento completo sobre a operação e vamos repassar o processo para a Polícia Federal para que se descubra quem são os traficantes”, destaca o inspetor.
Até o momento do fechamento desta matéria ainda não havia sido divulgado o peso final da droga apreendida.
Vídeo do Inspetor chefe da Receita Federal de Paranaguá, Gerson Zanetti Faucz