Agentes da Receita Federal que atuam na Seção de Vigilância Aduaneira da Alfândega do Porto de Paranaguá (SAVIG), realizaram no começo da tarde de quarta-feira, 8, a 10.ª apreensão de cocaína no terminal portuário.
Os pacotes com a droga estavam escondidos dentro de sacos carregados com suplemento de ração animal. A mercadoria, embarcada em um contêiner, seria transportada para o Porto de Antuérpia, na Bélgica.
Ao todo, foram apreendidos 555 quilos do entorpecente.
FISCALIZAÇÃO
A droga foi encontrada durante o trabalho de fiscalização, rastreamento e monitoramento das cargas que são movimentadas no terminal de contêineres do porto. Os agentes da SAVIG desconfiaram do material que estava sendo transportado e resolveram abrir a estrutura. Os tabletes de cocaína foram colocados dentro dos sacos usando um método bastante utilizado pelos traficantes internacionais de entorpecentes, conhecido como rip-on/rip-off, que é quando a droga é colocada, clandestinamente, junto com a mercadoria no interior do contêiner pouco antes do embarque, sem o conhecimento do dono da carga.
10.ª APREENSÃO
Esta foi a 10.ª apreensão de cocaína realizada pela Receita Federal no Porto de Paranaguá, este ano. Ao todo, a equipe da SAVIG já apreendeu, em 2020, mais de 3 toneladas de cocaína durante as ações de fiscalização realizadas no terminal portuário.
A última aconteceu no dia 1.º de abril, quando foram apreendidos cerca de 88 quilos da droga. A cocaína estava escondida dentro de uma caçamba de caminhão que seria embarcada para o Porto Africano de Abdijan, na Costa do Marfin.
Toda a droga apreendida é encaminhada para a sede da Polícia Federal, em Curitiba, que segue com as investigações. Ninguém foi preso.
Com informações e fotos da RFB