A superintendência da Receita Federal no Paraná e Santa Catarina enviou quatro caminhões com mercadorias que serão doadas para as famílias atingidas pelas enchentes que castigaram Minas Gerais no início deste mês. Além de 30 toneladas de roupas e calçados, o lote enviado também contém brinquedos e eletrodomésticos, tais como geladeiras e máquinas de lavar.
Os itens doados são fruto do trabalho da Receita Federal no combate à entrada ilegal de produtos no país. As apreensões ocorrem, por exemplo, quando o importador tenta introduzir a mercadoria sem declarar seu real valor, ou quando os produtos têm a comercialização proibida no país, como é o caso dos produtos piratas. Nestes casos, o vestuário sofre alterações para retirar a marca falsificada, e é posteriormente doado às famílias.
A superintendente da Receita Federal no Paraná e Santa Catarina, Cláudia Regina Thomaz, destacou o empenho das unidades paranaenses e catarinenses do órgão para atender ao pedido de auxílio. “Assim que soubemos da enchente, as unidades se mobilizaram para separar o material possível de ser doado o quanto antes para mitigar o sofrimento das vítimas. Ficamos felizes que o trabalho da Receita Federal no combate ao contrabando e à sonegação possa ser revertido em alguma forma de auxílio para quem perdeu seus bens com as chuvas”, destacou.
Os quatro caminhões seguiram para Minas Gerais no final da semana passada, e a entrega dos itens será realizada nesta terça-feira, dia 1º de fevereiro, nos municípios de Governador Valadares, Almenara e Caratinga. Apesar de haver uma vedação para destinação de mercadorias apreendidas que possam vir a ser distribuídas gratuitamente à população em ano em que se realiza eleição, há uma exceção quanto ao atendimento a órgão da Administração Pública em situação de emergência ou de calamidade pública.
Com informações e imagens da RFB