A Alfândega da Receita federal no Porto de Paranaguá realizou, ao longo de 2018, 10 apreensões de cocaína, que resultaram na apreensão de 4,548 toneladas da droga. Estima-se que o total de entorpecente esteja avaliado em 41 milhões de dólares, aproximadamente 160 milhões de reais.
Uma das apreensões, realizada no mês de setembro, em conjunto com a Polícia Federal, terminou com a prisãode 2 homens em flagrante. O motorista de um caminhão, e o passageiro, foram detidos após introduzirem, bolsas contendo cocaína, em um contêiner. Nessa ocasião, as autoridades foram alertadas do possível ilícito pela equipe de segurança do terminal de contêineres, que identificou a movimentação estranha em determinada área do recinto alfandegado.
Em outra operação com a Polícia Federal, essa no mês de dezembro, foi apreendida uma carga de cocaína introduzida clandestinamente a bordo de um navio, enquanto o mesmo fazia escala no porto de Navegantes, em Santa Catarina.
O principal objetivo do combate ao narcotráfico nos portos brasileiros é a retirada de importante fonte de renda para os criminosos. O lucro gerado com a venda de cocaína para os países da Europa acaba por financiar outros crimes dentro do território nacional, além de prejudicar substancialmente a imagem do Brasil e dos exportadores brasileiros.
A Alfândega de Paranaguá ressalta que as parcerias estabelecidas com outros órgãos, e com os recintos alfandegados, têm sido fundamentais para o sucesso das operações.
Com informações da Receita Federal do Brasil – Alfândega de Paranaguá
FOTOS – RFB