A equipe da Receita Federal, que atua na Alfândega do Porto de Paranaguá, apreendeu na madrugada desta quinta-feira, 17, durante uma ação rotineira de fiscalização, mais de 575 kg de cocaína.
O entorpecente foi encontrado pelos agentes, no momento em que o contêiner entrava no terminal portuário. Foi a quarta apreensão realizada neste mês de dezembro.
A estrutura que escondida a droga estava carregada com uma máquina de curvar chapas e seria embarcada em um navio que tinha como destino a Espanha.
Esta foi a 21.ª apreensão de cocaína realizada pela Receita Federal, em 2020.
Ao todo, já foram apreendidas quase 7 toneladas do entorpecente.
Scanner
Todas as estruturas movimentadas no pátio do terminal portuário são submetidas a um rigoroso sistema de rastreamento. Os contêineres passam por um scanner de alta precisão e as mercadorias que estão no seu interior são visualizadas. Quando os agentes detectam alguma irregularidade, o contêiner é separado e vistoriado, momento em que os tabletes de cocaína são localizados.
O método é conhecido como rip-on/rip-off, quando as bolsas com o entorpecente são colocadas clandestinamente no interior do contêiner pouco antes do embarque, sem o conhecimento do dono da carga.
21.ª Apreensão
Esta foi a 21.ª apreensão de cocaína no terminal de contêineres do porto, este ano. A última aconteceu no dia 9 de dezembro, quando houve a apreensão de 230 quilos da droga. Os tabletes do entorpecente estavam escondidos em um contêiner carregado com madeira, que seria enviado para o porto espanhol de Valência.
Toda a droga apreendida foi encaminhada para a Superintendência da Polícia Federal, na capital do estado, que segue com as investigações. Nesta ação, ninguém foi preso.
Com informações e fotos da RFB
Leia também: VIOLÊNCIA SEM FIM EM PARANAGUÁ: Em poucas horas dois homens são assassinados na cidade