A madrugada de quarta-feira, 10, foi de pânico e explosões no pacato município de Guaraqueçaba, o qual possui baixos índices de criminalidade e se constitui em um recanto do turismo ecológico no litoral do Paraná. Segundo informações da Polícia Militar do Paraná, uma quadrilha com vários indivíduos explodiu caixas eletrônicos da agência do banco Itaú, no centro do município, levando dois malotes com quantia de dinheiro não informada, fazendo cerca de cinco reféns como “escudo humano” contra ação da PM, entre moradores e turistas, empreendendo fuga em veículo roubado, um HB-20, pela PR-405 e por um Renault Sandero, utilizado pela quadrilha para chegar a Guaraqueçaba.
Segundo informações da população, foram repassadas mensagens de áudio em grupos de WhatsApp de Guaraqueçaba durante a madrugada, avisando da explosão do caixa, sob barulho de tiros, pedindo para que os cidadãos não fossem para as ruas, gerando pânico total em toda a cidade que conta com cerca de 10 mil habitantes. De acordo com a PM, a quadrilha chegou a Guaraqueçaba em um veículo Renault Sandero e utilizava armas longas, de grosso calibre, não sabendo ao certo quantos homens se envolveram no crime.
FUGA CONTURBADA
Após explosão dos caixas, a quadrilha adentrou armada no banco e fugiu levando o dinheiro, tentando roubar uma lancha da Prefeitura de Guaraqueçaba para se locomover pelo mar, porém não obteve sucesso no roubo, visto que o condutor do barco acelerou a embarcação ao perceber a proximidade dos bandidos. Após isso, os criminosos tentaram roubar uma ambulância para se evadirem, porém desistiram ao perceber que um paciente estava dentro do veículo.
Após duas opções frustradas de fuga, a quadrilha pegou cinco pessoas de refém, utilizando-as de escudo humano para que a PM não atirasse. Segundo as autoridades, foi então que eles roubaram um carro HB-20 de um turista que estava pescando em Guaraqueçaba, fugindo com o veículo roubado e um Sandero pela PR-405, via que liga o município a Antonina. A estrada é de chão e de difícil locomoção, algo que possibilitou a chegada da Polícia Militar, que tentou a abordagem aos bandidos, mas foi confrontada com armamento de grosso calibre pelos bandidos, que conseguiram escapar.
Após cerca de 20 quilômetros pela via, os indivíduos abandonaram o HB-20 na estrada, bem como explodiram o Renault Sandero utilizado para o crime, apagando provas de identificação dos envolvidos. A quadrilha pode ter adentrado na área de Mata Atlântica na região ou fugido com outro veículo pelo local. As polícias Militar e Civil investigam o caso e tentam encontrar os bandidos, porém não haviam obtido sucesso até o fechamento desta edição.
TRANSTORNOS PARA A POPULAÇÃO
Ainda não foi divulgada data para a agência, que foi totalmente destruída pela ação dos bandidos, voltar a funcionar em Guaraqueçaba. O fato gera transtornos para a população do município, visto que os dois caixas do banco Itaú eram os únicos que funcionavam fora do horário comercial de atendimento.
Foto: Reprodução WhatsApp