Na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), policiais militares de diversas unidades da corporação participaram da Prova Falcão PM, na quinta-feira, 31.
De acordo com as informações, divulgadas no site da Polícia Militar do Paraná, a competição visou promover a integração entre os policiais e possibilitar o aprimoramento de habilidades com os exercícios praticados.
“A prova se denomina Falcão em homenagem ao Falcão Nhapecani que é um dos símbolos do brasão da Polícia Militar. O objetivo da prova é avaliar as capacidades técnicas e físicas do policial, então houve simulação de atividades rotineiras do policial operacional”, disse o coordenador do evento, tenente Milton Isack Fadel Neto.
Para a soldado Amanda Marquetti Soares Coradin, integrante da Diretoria de Pessoal, iniciativas como essa possibilitam que os policiais militares aprimorem a técnica. “O que me motivou foi a superação de vencer meus próprios limites e medos. A parte policial é muito importante então essa foi uma oportunidade de mostrar tudo o que aprendemos no período de formação”, explicou. “Mesmo que estejamos em uma função administrativa, é essencial relembrar as técnicas, as disciplinas e a doutrina do emprego do policial na atividade fim”, completou o soldado Luiz Eduardo Maquetti Soares.
O cabo Flávio Luiz Forigo, do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), veio do Litoral do estado para representar a unidade. “Com certeza a APMG é o centro de todo o desenvolvimento de aprendizado de ensino da Corporação, aperfeiçoando praças e oficiais. Então é de suma importância que os policiais participem de provas como essa para reforçar tudo aquilo que já sabemos e até adquirir novos conhecimentos”, disse.
A prova consistiu em equipes formadas por duplas (masculino, feminino ou misto) da mesma unidade de origem. Os atletas competiram em quatro bases: pista de pentatlo, abordagem de veículo, barra fixa e uma simulação de um roubo em andamento. O tempo máximo para realizar as etapas foi de 13 minutos, e a cada 20 segundos de acréscimo.
FOTOS: PM/PR