No dia 15, um policial militar salvou um homem que estava se afogando no balneário de Praia de Leste, em Pontal do Paraná. O soldado Clayton Celso Simonato da Costa, que integra o 9.º BPM (Patrulha Coisteira), estava com a família quando percebeu que um banhista estava em perigo a uma distância de 60 metros da orla, momento em que Costa iniciou o resgate.
O policial ressaltou que nunca havia passado por uma experiência deste tipo pelo fato de não estar em seu dia de trabalho. “A gente não espera um ocorrência assim. Minha mãe ouviu gritos de um rapaz se afogando, pedindo ajuda, imediatamente entrei na água para tentar socorrer e fazer o resgate”, contou.
Simonato ressaltou que no momento só pensou em salvar a vida do banhista, buscando manter a calma apesar de a situação oferecer risco para ambas as partes. “Tive que manter a calma para poder trazê-lo até a areia de praia. Contei com o apoio de outro cidadão que estava no local e assim conseguimos tirá-lo da água e, em seguida, entramos em contato com o Corpo de Bombeiros, que foi até o local dando atendimento, pois ele havia ingerido muita água. Isso foi gratificante, pois foi uma vida recuperada e isso para nós não tem preço”, contou o soldado.
O policial destacou que nunca havia passado por uma situação parecida com essa. Mas através de sua experiência profissional e mantendo a calma foi possível ter êxito. “É uma circunstância que exige muito equilíbrio, pois nós não podemos entrar em desespero. É preciso ter muito cuidado em tudo e no final passa um filme em nossa cabeça, tanto pelo resgate como também pelo momento inesperado e por estar junto com a minha família”, destacou.
O ato de coragem do soldado Simonato marcou uma nova fase na vida do banhista que foi resgatado, ou seja, ele nasceu de novo. Trata-se do argentino Javier Omar, de 25 anos, o qual recebeu os devidos cuidados para que seu corpo voltasse à temperatura normal em função da hipotermia causada pelo afogamento.