conecte-se conosco

Polícia

Policiais militares salvam bebê que engasgou com leite materno

Publicado

em

Policiais militares salvam bebê que engasgou com leite materno

Uma equipe da RPA – Rádio Patrulha Auto, da Polícia Militar, participou no começo da noite deste sábado, 12, do resgate de um bebê, com pouco mais de um mês de vida, que engasgou com leite materno.

De acordo com a Soldado Janaína, ela e o Soldado Grego realizavam patrulhamento pela Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, nas proximidades do bairro Nilson Neves, quando foram parados pelo condutor de um veículo que transitava pela via.

Nervoso, o homem pediu ajuda para os militares, pois dentro do carro, estava um bebê que tinha engasgado com leite materno.

Imediatamente, os policiais pararam a viatura e constataram a situação.

Em contato com a mãe do menino, ela relatou que estava em uma igreja, amamentando o filho, quando ele se engasgou. Desesperada, ela saiu do local e pediu ajuda para populares. O motorista do carro, que acionou os policiais, passava pelo local e ajudou a mãe do bebê.

Rapidamente, a Soldado Janaína e o Soldado Grego pegaram a criança e realizaram o procedimento conhecido como Manobra de Heimlich, para desobstrução das vias aéreas.

O menino e a mãe foram colocados na viatura da corporação e durante o deslocamento, até a base do Samu, na Vila Itiberê, a Soldado Janaína seguia com o protocolo de resgate.

“Eu coloquei a criança de bruços, deitada no meu antebraço, com a cabeça mais baixa que o resto do corpo e pressionei as costas. Mesmo assim, o bebê não reagia ao procedimento. Em alguns momentos pensei no pior, mas não desisti”, relatou a Soldado Janaína.

Logo que chegaram na base do Samu, uma médica que estava na unidade seguiu com o trabalho de resgate e o bebê voltou a respirar.

“Na hora do resgate eu só pensava em acalmar a mãe do bebê e me deslocar com a viatura o mais rápido possível e em segurança. A gente queria salvar a vida do menino”, disse o Soldado Grego.

O bebê e a mãe foram encaminhados para a UPA – Unidade de Pronto Atendimento e logo em seguida para o Hospital Regional. O menino vai passar por exames complementares.

Ele segue em observação na casa hospitalar.

PRIMEIRA VEZ

Pouco comum no dia a dia da corporação, esse tipo de atendimento costuma gerar muita adrenalina nos policiais, que recebem durante o curso de formação, treinamento para primeiros socorros.

“Recebi esse treinamento e nunca imaginei que ele seria colocado em prática. Como mãe e policial, senti uma emoção muito grande, e só consegui relaxar quando ouvi a criança chorando. Só aí tive a certeza que o bebê estava bem’, destacou a Soldado Janaína.

Foi a primeira vez que os dois policiais participaram desse tipo de ocorrência.

Leia também: ROMU apreende quase meio quilo de cocaína no Emboguaçu

plugins premium WordPress