Um turista de Santa Catarina, que estava perdido na mata, em uma região conhecida como Morro da Cruz, em Matinhos, foi localizado e resgatado por policiais militares, na tarde de domingo, 24.
O rapaz de 24 anos, morador na cidade catarinense de Laguna, contou que estava sozinho, caminhando por uma trilha, quando percebeu que estava perdido. Ele entrou em contato com a central 190 e pediu ajuda. A policial militar que estava operando o rádio no COPOM – Centro de Operações Policiais Militares, repassou a situação para as equipes que estavam na rua e uma viatura se deslocou até a região indicada, que fica entre o bairro Sertãozinho e o centro da cidade.
Durante a ligação, feita de um celular, o turista disse que a bateria do aparelho estava acabando e que ele não conseguia achar o caminho de volta. Pela indicação repassada pelo rapaz, ele estava na área limite do Parque Nacional de Saint-Hilaire-Lange, uma região conhecida também como Morro do Escalvado.
O 2.º Sargento Mesquita e o soldado Cairquick foram os primeiros a chegar ao local apontado pelo turista como sendo o seu ponto de partida. Os policiais acionaram uma equipe do Corpo de Bombeiros, porém, as guarnições estavam atendendo ocorrências de busca e salvamento em meio líquido. Temendo pela chegada do período noturno, o que dificultaria o trabalho de resgate, a equipe entrou na mata fechada e começou a busca.
Usando técnicas de rastreamento e sinais sonoros, emitidos por um apito, os militares percorreram os principais pontos e caminhos do morro.
Após duas horas de busca, os policiais encontraram o rapaz que estava cansado e com sede. Sem ferimentos, ele foi retirado do local e conduzido pela equipe até o seu veículo, que ficou estacionado na entrada principal do morro.