Um homem de 37 anos foi preso pela Polícia Militar do Paraná (PMPR) na tarde de terça-feira, 5, após furtar objetos de uma casa no período da manhã, no balneário Canoas, em Pontal do Paraná. A vítima estava no trabalho e viu o crime acontecer pelo celular, que é conectado às câmeras de segurança da sua residência.
Após flagrar a ação, rapidamente o morador do imóvel seguiu até o seu endereço e conseguiu interceptar o suspeito, que estava com uma mochila contendo vários objetos furtados.
O indivíduo reagiu a abordagem e fugiu, deixando a mochila para trás. Ele havia arrombado uma janela e danificado uma grade para entrar na casa, de onde levou uma televisão de 32 polegadas.
Em seguida, a vítima acionou a PM através do telefone de emergência 190 e, simultaneamente, seus conhecidos, que são participantes do grupo de WhatsApp “Pontal do Paraná Seguro” – ferramenta criada dentro do conceito de Policiamento de Proximidade, com o objetivo de formar uma rede de informações para fortalecer o vínculo entre a polícia e a população –, começaram a repassar dados pelo grupo, a fim de ajudar às guarnições na localização do suspeito.
As equipes de Rádio Patrulhamento Auto (RPA), da 4.ª Companhia do 9.º BPM, entraram em contato com a vítima e, com ações de polícia, localizaram o indivíduo no balneário Monções.
Ao ser abordado, ele confessou o furto e indicou onde havia escondido a TV, em uma casa sem moradores. A guarnição encontrou o aparelho embrulhado em uma manta que também era produto do furto.
Diante do flagrante delito, o homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado com a TV recuperada para a Delegacia de Polícia Civil, para os procedimentos legais cabíveis ao caso.