Na tarde de quarta-feira, 9, o 9.º Batalhão de Polícia Militar de Paranaguá, deu início à Operação Depurar. O objetivo é reforçar a segurança no município com o aumento do efetivo e de viaturas na rua. A operação é realizada na área central e também nos bairros em horários pré-determinados pelo comando policial.
O tenente coronel do 9º Batalhão de Polícia Militar, Rui Noé Barroso Torres, explicou que o efetivo administrativo foi destinado para otimizar a sensação de segurança no município. “Por ocasião dos dias que antecedem o Dia das Mães, nós temos um natural aquecimento do comércio, mais dinheiro circulando, e para reforçar a segurança em Paranaguá, visando a fazer frente à estatística, principalmente, de crimes contra a pessoa como furtos, roubos, crimes de homicídio, que tem tido estatísticas fora de um patamar aceitável atualmente. Nós lançamos mão dessa operação, desse reforço, desse contingente policial de modo a otimizar o policiamento ostensivo na cidade de Paranaguá”, esclareceu a autoridade.
Rocam, a Rotam e pelotão de trânsito intensificarão o policiamento
A operação acontece diariamente no centro de Paranaguá e nos bairros do município com a circulação de mais viaturas. “Temos dois períodos distintos, das 14h até às 20h, quando sobrepomos cerca de seis ou sete viaturas a mais que o policiamento ordinário empregado no centro e na periferia. Teremos o segundo momento da operação que inicia às 17h e vai até 1h, quando lançamos em campo a nossa Rocam, a Rotam e o nosso pelotão de trânsito”, afirmou o tenente coronel Rui Noé.
O pelotão de trânsito, segundo o tenente coronel, realiza operações mais pontuais no propósito de batida policial, barreiras, blitz de trânsito, visa a buscar armas, drogas, elementos foragidos da justiça, produtos ilícitos e as demais questões de delitos que originam da ilegalidade.
DEPURAR
Rui Noé ainda explicou como foi nomeada a operação. “O propósito é tirar de circulação elementos procurados pela justiça, elementos infratores, cidadãos mal-intencionados que pretendem cometer crimes ou que já tenham cometidos. Este é o contexto de depurar, tirar essas pessoas de circulação e levar a presença da autoridade policial e da justiça para que a população possa transcorrer os seus dias e suas noites de forma mais tranquila”, esclareceu.
Tenente coronel do 9.º Batalhão de Polícia Militar de Paranaguá, Rui Noé Barroso Torres, destacou a necessidade da operação neste momento
COLABORAÇÃO DA COMUNIDADE
Os moradores também podem colaborar com a ação da polícia e ajudar a melhorar o cenário da segurança no município. “Sempre salientamos que a população, além de nosso cliente, é nossa principal aliada. Continuamos dizendo que a população pode e deve nos ajudar através de denúncias anônimas pelo 190, pelo disk denúncia, por via eletrônica, ou mesmo pela denúncia pessoal nos quartéis. É importante que ela continue nos ajudando em denúncias de quaisquer naturezas”, enfatizou o tenente coronel Rui Noé.