Foi deflagrada na tarde de segunda-feira, 21, na sede do 9º Batalhão de Polícia Militar do Paraná, em Paranaguá, a Operação “Narco Brasil”. O objetivo é enfrentar grupos criminosos envolvidos com o tráfico de drogas em todo território nacional.
A iniciativa é do Ministério da Justiça e Segurança Pública, coordenada pela Secretaria de Operações Integradas e conta com a participação de forças policiais de todos os estados.

LITORAL
No litoral, as ações da Operação “Narco Brasil” serão executadas por policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) e do 9º Batalhão de Polícia Militar, unidade responsável pelo policiamento na região.

As equipes vão intensificar o policiamento ostensivo no combate ao tráfico de drogas, por meio de ações preventivas e repressivas, através de patrulhamento tático, bloqueios, saturações de áreas com maior incidência criminal, cumprimentos de mandados de prisão, abordagens policiais e fiscalizações em veículos e pessoas que trafegam pelas principais rodovias, estradas rurais, e vias urbanas dos sete municípios da região.
O comandante do 9.º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Renato Luiz, destacou que as ações deflagradas pela corporação contam com o apoio da população, que deve repassar denúncias e informações sobre locais e suspeitos de envolvimento com o tráfico de entorpecentes. “É importante a participação da comunidade nas operações desenvolvidas pela Polícia Militar, já que algumas informações recebidas pela corporação levam a prisão de traficantes e há lugares onde acontece a comercialização de drogas”.

“As pessoas que desejarem fazer denúncias anônimas devem ligar no 190 ou no 181, o disque denúncia da Secretaria Estadual de Segurança Pública, e efetivamente seus nomes serão preservados”, lembrou o comandante da Polícia Militar, no litoral.