Na manhã desta sexta-feira, 3, a Polícia Civil, através da 1.ª Subdivisão Policial (1.ª SDP) de Paranaguá, efetuou a prisão de dois acusados de aliciamento de motoristas de caminhão para desvio ilícito de cargas realizados em Paranaguá. Edison Camargo de Souza, conhecido como "Edison Negão", e Maximiliano Lopes Silva, vulgo "Max", foram acusados do crime. Segundo a Polícia Civil, enquanto Edison coordenava o esquema de desvio de fertilizantes, desviando a carga para o receptador e pagando os motoristas pelo ilícito realizado, Maximiliano, realizava as abordagens aliciando os condutores.
"De acordo com o que foi apurado, do desvio de uma carga de fertilizantes, no valor de R$ 50 mil, era repassado para o motorista o valor de R$ 6 mil. O restante era dividido pela dupla", explica a assessoria da 1.ª SDP, demonstrando o alto valor das cargas desviadas. "No curso das investigações, foram coletados elementos que comprovam que o esquema era antigo. Um motorista chegou a procurar o proprietário de uma transportadora e fornecer áudios enviados pela dupla a outros motoristas, convidando-os para fazer parte do esquema criminoso", complementa a Polícia Civil.
A ação desencadeada pela Polícia Civil na manhã desta sexta-feira, 3, faz parte do planejamento estratégico da 1.ª SDP para reprimir os desvios de cargas que está causando grandes prejuízos para os empresários do setor em Paranaguá.